24.1 C
Amambai
sexta-feira, 10 de maio de 2024

"Viver pela lei ou pela fé?" por Eloir Vieira

2014-05-08 13:33:00

Jesus não aboliu a lei, mas cumpriu-a: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir” (MT 5.17). Cristo, com sua morte de cruz cancelou todas as nossas dívidas com Deus. As leis dadas no Antigo Testamento tinham um único propósito: conduzir à fé em Jesus. Quando Jesus exclamou na cruz: “Está consumado”, encerrou todas as práticas do Antigo Testamento que intercediam em favor do pecador. Sacrifícios e leis foram substituídos pelo único sacrifício válido para a nossa salvação: a morte de Jesus. A partir de Cristo, ninguém mais é justificado pela lei, mas pela fé: “E é evidente que, pela lei, ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé” (GL 3.11). “Cristo nos resgatou da maldição da lei” (GL 3.13).

Entretanto, a fé não anula o Antigo Testamento: “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes, estabelecemos a lei” (RM 3.31). Deus nos ensina o caminho da fé e da salvação. A lei nos serviu como tutora até vir Jesus, porém, não somos salvos por obedecer à lei, mas por crer em Cristo: “De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que, pela fé, fôssemos justificados. Mas, depois que a fé veio, já não estamos debaixo de aio. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo” (GL 3.24-27).

Somos salvos pela graça que há em Cristo Jesus e não pela lei: “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus” (EF 2.4-6). Jesus nos purifica de todo pecado: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1ªJO 1.9). Ele diz: “Seus pecados estão perdoados, vá e não peques mais!” A lei nunca salvou ninguém. Pelo contrário, sempre mostrou o quanto somos pecadores e como não conseguimos cumprir os preceitos de Deus. Quem nega a Cristo jamais será salvo, não importa a quantidade de boas obras que faça ou quanto da lei tente cumprir. A lei não é feita para os justos, mas para os injustos: (1ªTM 1.8-10). Se você crê em Jesus e vive pela fé, não vive mais debaixo da lei! Não seja escravo da lei, mas livre em Cristo! 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 10 de maio de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete