23.4 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

"Espírito Santo, o Selo de Deus" por Eloir Vieira

2014-04-17 14:49:00

Ao ouvir a Palavra da salvação e crido, cada pessoa é selada por Deus com o Seu Espírito: “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa” (EF 1.13). O Espírito Santo é a garantia divina de quem pertence a Deus, e de que Ele cumprirá o que prometeu: “O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações” (2CO 1.22). O Espírito Santo é como um pagamento inicial, um depósito ou penhor, uma assinatura que valida um contrato.

A presença do Espírito Santo em nós demonstra a veracidade da nossa fé, prova que somos filhos de Deus e nos garante a vida eterna: “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (RM 8.14). Seu poder opera em nós para nos transformar, e o que estamos experimentando agora é apenas uma amostra da mudança total que experimentaremos na eternidade. O apóstolo Paulo usou a adoção para ilustrar o novo relacionamento do cristão com Deus. Na cultura romana, o filho adotado perdia todos os direitos que possuía em relação à família anterior e recebia todos os direitos de filho legítimo em sua nova família.

Da mesma forma, quando alguém se torna um cristão, recebe todos os privilégios e responsabilidades de filho na família de Deus: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados” (RM 8.16-17). E como filhos, nos tornamos herdeiros de Deus por Jesus: “Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo” (GL 4.7). E se somos filhos, O chamamos de Pai: “E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai” (GL 4.6).

Um dos mais importantes privilégios é ser guiado pelo Espírito Santo. Possivelmente existam ocasiões em que não sentimos que pertencemos a Deus, mas o Espírito testemunha que somos. Quando passamos por dificuldades, a presença do Espírito Santo em nosso interior nos faz lembrar que somos filhos de Deus e nos encoraja. Se você ainda não está selado, creia e receba o Selo de Deus. E se já está selado, não entristeçais o Espírito Santo com suas palavras, pensamentos e ações. Deus o abençoe! 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Enquete