19.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Editorial “Comércio” por Clesio Ribeiro

2007-07-17 14:48:37


            Passado o primeiro semestre do ano, fazemos balanço preliminar em todos os setores. Em Mato Grosso do Sul, um dado chama a atenção: melhora na economia. Pesquisa do IBGE mostra que as vendas de maio (mês das mães) em Mato Grosso do Sul foi a terceira melhor do País. Mas aqui na nossa fronteira, o resultado não pode ser assim tão comemorado. O comércio enfrenta dificuldades por causa do comércio paraguaio.

            Enquanto o setor varejista do lado brasileiro enfrenta dificuldades para amplias suas vendas, o do lado paraguaio comemora aumentos sucessivos nos negócios. O dólar barato e a alta carga de imposto do lado brasileiro promovem uma concorrência desleal e praticamente impossível de ser superada.

            As associações comerciais dos municípios, prefeituras e Câmaras de Vereadores têm acompanhado com preocupação essa situação, mas ainda não se descobriu uma saída para enfrentar essa concorrência (se é que tem). Como convencer o cidadão, no caso o consumidor, que é mais vantajoso comprar o produto aqui, na nossa cidade, porque é aqui que nós vivemos, é aqui que procuramos os serviços públicos e é aqui que construímos o nosso futuro?

            Não basta pedir para que a fiscalização, no caso a Receita Federal e a Agência Fazendária que serve ao Estado, aumente a fiscalização nas rodovias e evite que as pessoas comprem altos volumes de mercadorias no Paraguai. É preciso uma idéia genial que faça com que nossos produtos possam ser mais competitivos com os de lá e mostrar para o cidadão as desvantagens de estarem consumindo no Paraguai. Até a propaganda do produto paraguaio está chegando do lado de cá, através das rádios, jornais e panfletos. Ainda que no caso do Jornal A Gazeta, procuramos priorizar o nosso comércio.

            O comércio de Mato Grosso do Sul num todo, conforme a pesquisa do IBGE teve resultados positivos nos últimos meses. Mas aqui na fronteira os números não devem apontar uma direção crescente. Não basta ficarmos lamentando. A Acia – Associação Comercial de Amambai, está distribuindo um adesivo com os dizeres: “Valorize o nosso comércio”. Já é um começo. Temos que mostrar a nossa força.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete