26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Enfoque – por Clesio Ribeiro

2007-04-03 14:52:00

## A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na semana passada, que impõe a fidelidade partidária para os políticos eleitos para os legislativos em todos os seus níveis está tirando o sono de muitos parlamentares.

 ## Em escala federal, ao menos quatro partidos – DEM (ex-PFL), PPS, PDT e PSDB – anunciaram que vão tentar reaver os mandatos de 24 parlamentares que trocaram de partido depois de se elegerem em outubro passado.

 ## Pela decisão do tribunal, os eleitos no pleito proporcional (deputados estaduais, deputados federais e vereadores) que trocaram de partido podem perder seus mandatos. É que o TSE entende que o mandato pertence ao partido, e não ao eleito.

## Neste caso, o eleito que mudar de partido, perde o cargo. E além dos senadores, deputados federais e estaduais, os vereadores também entram nessa nova regra.

 ## Em Amambai, o vereador Carlinhos Nascimento, que foi eleito pelo PTB e migrou-se para o PPS, é o único que mudou de partido após eleito. Se a lei for realmente praticada, a coisa pode complicar para muitos parlamentares que podem perder o mandato… O sono já perderam…

 ## E, como era de se esperar, o governador André Puccinelli (PMDB) não veio ao evento político em Tacuru, onde a programação oficial previa a filiação do ex-prefeito Valter Guandaline, ex-PT.

 ## Não quis comentar aqui na coluna, mas estranhei a falta de ter o que fazer do governador. Com tanta coisa para resolver e tantos problemas, com apenas três meses de governo, já priorizar as ações políticas das administrativas???

 ## Se descesse em Tacuru, Puccinelli iria receber muitas cobranças por parte de sem-terra, beneficiários dos programas sociais e do Bolsa Universitária. Ainda bem que usou o bom senso…

 ## Caminhando para os primeiros cem dias de governo, André Puccinelli, tem pelo menos uma coisa para comemorar: conseguiu endurecer as finanças e fechou a torneira. Apesar da popularidade em baixa, acho que tem tudo para dar uma virada à partir de agora…

 ## Matéria divulgada pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Amambai na última edição, mostrou que a disputa eleitoral em Amambaí deverá ser mesmo polarizada entre o atual prefeito, Sérgio Barbosa (PDT) e o ex-prefeito Dirceu Lanzarini (PR). Seria esse o terceiro hound…

 ## Sergio e Dirceu Lanzarini já disputaram duas eleições diretamente e uma indiretamente. Lanzarini obteve duas vitórias, na primeira eleição, em 1996 e na reeleição em 2000. Sergio venceu a passada, contra o candidato apoiado por Lanzarini, Geraldo Correa. 

## Enquanto o quadro político em Amambaí segue nessa tendência de duas candidaturas, os demais políticos podem ficar apenas no papel de coadjuvantes. Difícil alguém arriscar-se numa terceira via…

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete