23.4 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Editorial “Bombeiros” por Clesio Ribeiro

2007-07-04 11:20:37

                Ontem, dia 2 de julho foi comemorado o Dia do Bombeiro.  A unidade de Amambai programou para essa semana uma série de atividades que culmina com uma exposição dos equipamentos utilizados pela corporação na praça Coronel Valêncio de Brum, nos dias 5 e 6. Fundado em 20 de dezembro do ano passado, quando foi inaugurada a sua sede, o Bombeiros de Amambai vem prestando um relevante serviço para a comunidade numa média de 100 ocorrências atendidas por mês. É uma corporação com grande confiabilidade junto à população.

                A segurança pública em Amambai tem sido eficiente, incluindo a ação da Polícia Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros.  Para Amambai a presença do Corpo de Bombeiros é um orgulho e a conquista de um anseio muito antigo. Aí vale ressaltar o empenho da atual administração municipal que construiu o prédio para abrigar a unidade.

                Mas a falta de efetivo no Corpo de Bombeiros é absurda. Se não fosse a presença constante do SAVE, grupo de voluntariado que ajuda no atendimento feito pelo bombeiros, seria praticamente impossível atender a demanda. A unidade do Corpo de Bombeiros de Amambai é responsável em atender, além de Amambai, os municípios de Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Tacuru e Sete Quedas, mas, praticamente, o atendimento só se resume a Amambai.

                A unidade conta apenas com seis oficiais, sendo que dois são deslocados de Ponta Porá para prestar serviço em Amambai. Numa escala de 24 horas diretas de trabalho por 48 horas de intervalo, fica impossível um escalonamento eficiente. Geralmente quando sai dois bombeiros para atender a uma ocorrência, a base fica sem nenhum bombeiro.

                Já houve manifestações políticas nesse sentido cobrando maior efetivo na corporação, como recentemente feita pelo vereador Roberto Rojo ao deputado estadual Onevan de Matos.

A presença da unidade do bombeiros em Amambai é uma conquista importante que nós comemoramos nessa semana alusiva.  Mas cobramos aqui do Governo do Estado o aumento do efetivo para que o trabalho possa ser ainda melhor e que as populações dos municípios vizinhos possam também ser atendidas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Enquete