32.8 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Editorial: “Veículos Irregulares” por Clesio Ribeiro

2007-06-30 17:48:37

                A operação que a Polícia Militar realizou em Amambai na última segunda-feira teve efeito positivo já que coíbe infrações de trânsito e conseqüentemente promove a diminuição de acidentes. Por outro lado, vale ressaltar que o Governo de Mato Grosso do Sul está preocupado com a inadimplência. Cerca de 30% da frota de veículos em Mato Grosso do Sul estão com documentação irregulares. Na operação realizada em Amambai até veículos públicos foram apreendidos por estarem com documentação vencida.

                Entre os inadimplentes existem os desavisados e até “folgados, mas a grande maioria não consegue mesmo pagar o imposto para licenciar o veículo. A previsão de arrecadação em Mato Grosso do Sul para 2007 é de R$ 143 milhões com o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), que corresponde para os veículos de passeio em 2,5% do valor do bem. Metade desses recursos do IPVA ficam para os municípios.

                Cada vez que vemos notícias sobre arrecadação de impostos ficamos boquiabertos. Pelo que se cobram de impostos no Brasil para se ter um veiculo rodando, as pistas deveriam ser um “tapete”,  com sinalizações impecáveis e placas informativas à vontade. Muitos veículos quando são recolhidos aos pátios dos Detrans, apodrecem ou vão à  leilão porque o proprietário não tem dinheiro para pagar o que  deve. Além do IPVA se paga também o licenciamento e o seguro obrigatório.

                A arrecadação de tributos sobre o IPVA pode ser investido onde os governantes bem entenderem. Não há uma lei que obrigue o investimento em benefício dos motoristas. E em Mato Grosso do Sul, além do IPVA, o Estado cobra outro imposto para manter estradas arrumadas, o Fundersul (Fundo para a manutenção das estradas). Mas infelizmente não vemos o imposto que pagamos retornar em benefício da população. As estradas continuam péssimas e mal sinalizadas.

             Quanto mais veículos estiverem circulando no País, melhor para o governo. Aumenta-se a arrecadação de impostos, de seguros, consome-se mais combustíveis, aumentam as vendas nas auto peças e gera mão de obras nas oficinas e auto elétricas, etc… E todo esse serviço é tributado ao governo.

 Estamos cansados de saber que a carga tributária do Brasil é a mais alta do mundo (mais de 40%) e ter um carro é muito caro, embora as facilidades das linhas de crédito atraem os consumidores, apesar dos juros altos praticados pelas financeiras. Quando adquirimos um veículo zero quilômetro no Brasil já pagamos 30% só de impostos (ICMS, PIS, Cofins e IPI) e a cada ano temos que contribuir mais para ficarmos rodando em estradas mal cuidadas. A inadimplência de 30% do IPVA é óbvio. Ninguém suporta tanto imposto nesse País!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete