25.4 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Editorial “Funai” – por Clesio Ribeiro

2007-05-15 14:15:00

                Parece irreversível a decisão do governo de fechar a Regional da Funai em Amambai. Lideranças políticas local não deram muita esperança para reverter a situação, que é uma decisão do governo federal. A comunidade indígena está se mobilizando para fazer manifestações nos próximos dias. É um retrocesso acabar com o órgão que representa a comunidade indígena sem oferecer uma outra alternativa. A maioria dos índios votaram em Lula e no PT para governo do Estado, agora recebem isso em troca.

                Talvez, mais uma vez, venha a fazer falta para Amambai, um representante legítimo, seja na Assembléia Legislativa ou na Câmara Federal. É lógico que, através dos nossos representantes locais, como vereadores e o prefeito municipal, alguns deputados venham até a defender a questão, mas não é o que estamos vendo até agora. O assunto não repercutiu em nível de Assembléia e Congresso Nacional ainda.

                Foi um desaforo e uma falta de respeito o que o Governo Lula fez com a comunidade indígena. De repente, sem aviso prévio e sem explicações plausíveis, o governo manda acabar com o órgão que “capengando” vinha representando a comunidade. Pode até ser que a Funai seja mesmo uma instituição falida, já que não apresenta mecanismos que melhorem a vida dos índios, mas para acabar com ela, teria que haver uma alternativa melhor. 

                Não dá nem para dizer que a decisão foi por questão política, já que maciçamente os índios votaram em Lula pela reeleição. Já não é de hoje, que a nossa região vem sendo castigada pela política do governo federal, seja na cotação baixa do dólar que injustamente o comércio de lá acaba sufocando o de cá, seja no descuido com a fronteira com o Paraguai, tanto na área sanitária quanto no narcotráfico. E agora, deixando grande fatia da comunidade (indígena) sem assistência devida.

                A comunidade como um todo tem que  cobrar uma reversão sobre a decisão de fechar o órgão da Funai em Amambai. Se o grito ficar somente à comunidade indígena, pode ser que não seja ouvido. Por isso eles fecharão rodovias e tomara Deus, que não partam para outros artífices mais violentos, para se fazerem ouvir. A situação é gravíssima. Estão sendo prejudicados os municípios de Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Sete Quedas, Tacuru, Iguatemi, Caarapó e Japorã, que eram assistidos pela Funai de Amambai. A comunidade indígena precisa do apoio de todos!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete