24 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Amambai: Diagnóstico social das instituições Evangélicas

2019-02-28 11:02:00

Sérgio Luiz Riberio da Silva

Acadêmico do Curso de Ciências Sociais da UEMS/Amambai

As práticas religiosas na contemporaneidade demonstram intenso processo de mobilidade por parte dos indivíduos. A fixidez e filiação religiosa encontradas em momentos históricos e sociais anteriores cederam lugar às experiências provenientes da aproximação do indivíduo com denominações religiosas diversificadas. O processo de escolha da religião a ser frequentada tornou-se comum em nossa época, o que promove o ecletismo religioso.  Diante disso, propomos junto a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Amambai) a realização de uma pesquisa intitulada “A construção da mentalidade social dos evangélicos no município de Amambai”, a qual consiste em Iniciação Científica aprovada dentro da Instituição e sob orientação do professor Dr. Fabricio Antonio Deffacci. O objetivo central da pesquisa é compreender o comportamento religioso dos indivíduos e das Igrejas Evangélicas no município de Amambai/MS.

No município de Amambai, segundo dados do censo de 2010 (IBGE), os evangélicos representam 36,1% da população. Segundo consulta feita junto ao órgão de cadastros, Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC), ligado a Prefeitura Municipal, existe na cidade de Amambai o número de 61 denominações evangélicas distribuídas na zona urbana e 1 Centro de Recuperação de Dependes Químicos na zona rural. Na zona rural temos também a existência de Igrejas evangélicas nas aldeias indígenas que não se encontram cadastradas. O cadastro está dividido em três categorias: Contribuinte – Todo cadastro no CNPJ/CPF de qualquer contribuinte que utiliza algum serviço junto ao município; Mobiliário – Detentores de CNPJ e profissionais liberais com CPF; Imobiliário – Imóveis registrados no CNPJ e/ou CPF, edificados ou não. Em nota o coordenador do PAC, Sr. Sérgio Lopes, diz: “Ressalte-se que grande maioria das igrejas  não se preocupam muito  em manter seus cadastros atualizados , bem como suas obrigações no tocande ao Alvará  de localização, Alvará de Bombeiros, Sanitário e demais licenças pertinentes , ambas previstas no Código Tributário Municipal (CTM). As instituições religiosas estão isentas de impostos, dessa forma o Poder Público não exerce uma fiscalização efetiva se a mesma está em funcionamento de forma regular ou não, até porque o quadro de servidores é bastante reduzido.”

Dentre as 61 denominações que possuem cadastro, todas estão no cadastro de contribuinte e apenas 17 das 61 estão no mobiliário, onde o cadastro está completo. Não há instituições com cadastro na categoria Imobiliário. Diante da pesquisa inicial, percebe-se a dificuldade em confirmar dados de localização e documentação regular, pois muitas denominações mudam seu endereço e por não manterem atualizados seus cadastros há dificuldade de identificar os novos endereços. Para um maior aprofundamento na pesquisa, pretende-se ir a campo para a obtenção ampliada do número de templos construídos e/ou que são locados e através do estudo imobiliário, conseguindo informações de seus membros como, por exemplo, dimensão socioeconômica, faixa etária, gênero, entre outras.

As 61 instituições evangélicas verificadas podem ser subdivididas em 4 grupos: Igrejas Tradicionais Protestantes, Tradicionais, Pentecostais  e Neopentecostais. Temos a seguinte listagem obtida a partir do Cadastro Municipal: Igreja Adventista da Promessa, Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo em Amambai, Igreja Presbiteriana Renovada, Igreja do Evangelho Quadrangular, Primeira Igreja Batista de Amambai, Segunda Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Evangélica Missionária Jesus Salva as Nações, Igreja Apostólica Associação Civil, Igreja Ministério Reino e Glória, Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Amambai/MS, Igreja Evangélica Louvor e Honra, União Centro Oeste Brasileira da Igreja Adventista, Associação da Igreja Metodista – quinta Região Eclesiástica, Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Mato Grosso,                Igreja do Evangelho Quadrangular – Filial, Igreja Batista de Amambai, Igreja Evangélica Luterana Luz e Vida, Igreja Pentecostal Deus é Amor, Comunidade Adonai Shalom, Igreja Cristã no Brasil, Conselho de Pastores Evangélicos de Amambai, Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Pentecostal Deus é a Verdade, Igreja Adventista da Promessa, Igreja Batista Arroi Cora, Igreja Evangélica Pentecostal Palavra de C.P.O, Igreja Evangélica Palavra de Cristo para o brasil, Igreja Evangélica A. de Deus, Igreja Presbiteriana, Igreja Presbiteriana do Brasil, Pres. Do MT Igreja P. Ind. Brasil, Igreja Presbiteriana Independente de Amambai, Igreja Pentecostal Monte Sinai de Cristo, Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Fonte da Água da Vida, Igreja Evangélica Pentecostal Ministério Despertai, Cassia Mariani Igreja, Igreja Pentecostal Aliança do Avivamento, Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Vida, Igreja Assembleia de Deus, Igreja Adventista da Promessa, Igreja Batista Ebenezer, Igreja Evangélica Livre Peniel, Igreja O Brasil para Cristo, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Batista, Igreja Quadrangular, Igreja Evangélica Quadrangular, Igreja Presbiteriana de Amambai, União Centro Oeste Adventista, Igreja Batista Memorial em Naviraí, Igreja Assembleia de Deus, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja do Evangelho Quadrangular,   Igreja Assembleia de Deus, Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Igreja Evangélica Missionária Atalaia, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, Associação da Igreja Metodista, Salão do Reino das Testemunhas de Jeová, Ministério DAF.

A proposta da pesquisa consiste em identificar a partir deste mapeamento inicial outras vertentes evangélicas no município de Amambai que não aparecem no Cadastro Municipal. Junto a isso, será analisado o perfil dos seguidores das diferentes denominações. O propósito maior é saber como se dá a filiação religiosa de evangélicos no munício de Amambai com base nas demandas espirituais e sociais. A pesquisa ainda visará encontrar os registros das ações sociais realizadas pelas Igrejas evangélicas em Amambai e seus principais resultados obtidos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete