21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Qual é a Igreja de Cristo? – Por Eloir Vieira

2018-05-28 09:13:00

Em primeiro lugar, a igreja de Jesus Cristo não é um prédio construído por homens, nem uma determinada denominação ou congregação instituída e fundada por homens. Deus não vive em edifícios de madeira, concreto ou outro material perecível. Deus está na vida do ser humano enquanto este vive, respira: “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens. Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas” (At 17.24,25).

A igreja de Cristo é formada, por pessoas que creem; e pela fé, se tornam morada de Deus: “Ou não sabeis que o nosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1Co 6.19). Quando o Senhor Jesus, disse à Pedro: “tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja” (Mt 16.18), Jesus estava se referindo à fé de Pedro, que creu: “E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (16). Jesus considerou apenas o nome “Pedro”, como o primeiro membro do corpo da igreja de Cristo, que é formado por todos que compõem a igreja na mesma fé de Simão Barjonas (Pedro).

A pedra, citada por Jesus, na qual a igreja foi fundada, trata-se do próprio Cristo, que é a cabeça da igreja (Ef 5.23).  O corpo da igreja é formado de cristãos, independente de raça, religião, placa ou congregação; cada um ocupando uma função: “Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos” (1Co 12.12-14).

O próprio apóstolo Pedro, em sua primeira carta, disse que todos os cristãos, pela fé em Deus, se tornam pedras vivas, templos espirituais, e são partes do corpo da igreja: “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo” (1Pe 2.5). Assim, a igreja de Cristo, nem é um prédio, nem uma determinada instituição criada por homens, mas todas as pessoas ligadas em Cristo pela mesma fé e comunhão: “Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo?”… (1Co 6.15). Deus abençoe!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete