26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Pascoa ou Ceia do Senhor? – Por Eloir Vieira

2018-04-06 11:37:00

A Páscoa teve sua origem nos tempos do Velho Testamento, por ocasião do êxodo do povo de Israel da terra do Egito. A Bíblia relata o acontecimento no capítulo 12 do livro do Êxodo. Segundo as Escrituras Sagradas, cada família hebreia, no dia 14 de Nisã, deveria sacrificar um cordeiro e espargir o seu sangue nos umbrais das portas de sua casa. Este era o sinal, para que o mensageiro de Deus, não atingisse esta casa com a décima praga. A carne do cordeiro deveria ser comida juntamente com pão não fermentado e ervas amargas, preparando o povo para a saída do Egito. Esta festa deveria lembrar não só a libertação da escravidão egípcia, mas também a libertação da escravidão do pecado, pois o sangue do cordeiro apontava para o sacrifício de Cristo, o Cordeiro que tira o pecado do mundo (João 1.29).

Jesus instituiu uma cerimônia memorial, a ceia, em substituição à comemoração festiva da Páscoa: “E, no primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, chegaram os discípulos junto de Jesus, dizendo: Onde queres que preparemos a comida da Páscoa?” (Mt 26.17). Aconteceu então a última Pascoa e a primeira Santa Ceia: “Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos” (MT 26.26,27). A Ceia do Senhor é representada por dois elementos essenciais: o pão, que representa o corpo; e o suco de uva, que representa o sangue de Cristo.

Todo cristão deve comer do pão e beber do cálice da Nova Aliança periodicamente: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último Dia” (João 6.54). Cristão é aquele que crê em Cristo e confessa Jesus como seu único e suficiente Salvador: “Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor até que ele venha” (1Co 11.26).

Ao participar da Ceia do Senhor, o cristão está proclamando ao mundo sua fé no sacrifício expiatório de Cristo e em sua segunda vinda. Jesus declarou: "Não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber convosco no reino de Meu Pai" (MT 26.29). A Ceia significa a libertação do Pecado através do sacrifício de Cristo. Na antiga Páscoa judaica, as famílias removiam de suas casas, todo o fermento e todo o pecado, antes da Festa dos Pães Asmos. Da mesma forma, devem os cristãos confessar os seus pecados e deles arrepender-se, deixando seu coração limpo de toda impureza!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete