18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Acidentes

2006-12-08 14:58:00


Editorial :  ACIDENTES
Amambaí ficou consternada com o acidente automobilístico que vitimou cinco pessoas (4 da mesma família) na manhã da última quarta-feira. O acidente aconteceu entre Caarapó e Dourados, num trecho bastante perigoso e foi fatal para todos os ocupantes do veiculo Corsa que bateu de frente com um caminhão. Neste momento sombrio da vida perguntas ficam sem respostas e pouco importam às famílias, as causas do acidente. Cenas terríveis como esta se repetem todos os dias pelo Brasil afora. Muitos acidentes são fatalidade, mas a maioria são causados pela imprudência dos motoristas.
No jornal da Globo de quarta-feira, foi divulgada uma notícia importante sobre acidentes nas estradas. O estudo do Instituto e Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) do ministério do Planejamento, mostra alguns dados curiosos. Ao contrário do que se pensa, a maioria dos acidentes nas estradas não acontece à noite, e sim durante o dia, com tempo bom e em pistas de mão única. O estudo mostra que menos da metade dos acidentes acontecem em estradas de mão dupla, e em apenas 20% dos casos estava chovendo.
A pesquisa mostra ainda que o cansaço nem sempre é o responsável. Os acidentes mais freqüentes são com motoristas dirigindo há no máximo uma hora. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, é a imprudência a principal causa. A imprudência de quem? Depois da fatalidade consumada, chegar à conclusão de quem foi o culpado, pouco importa para os familiares.
Ainda conforme a notícia do jornal da Globo o custo de acidentes nas rodovias do Brasil gira em torno de R$ 20 bilhões por ano – quase três vezes mais que o orçamento autorizado para educação. Além desse prejuízo material, fica a perda irreparável para os familiares e amigos. O motorista que desobedece às leis de trânsito nas estradas comete infrações que podem resultar num crime bárbaro contra a vida. Principalmente aqueles que abusam da velocidade.
Estamos chegando no período de férias onde muitas famílias sairão trafegando pelas estradas do Brasil afora. É fundamental para quem estará dirigindo tomar todas as precauções necessárias, como checar o estado dos veículos e dirigir com prudência, respeitando os limites de velocidade (80 a 110km/hora), usar cinto de segurança, não fazer ultrapassagens perigosas e, para quem tem fé, pedir a proteção de Deus pelo caminho. A vida é o bem mais precioso que possuímos. Amambai está de luto pela perda dessas cinco vítimas do trânsito. Aos familiares e amigos nossa solidariedade…

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete