22.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Editorial “Confronto: indígenas e fazendeiros”Clesio Ribeiro

2007-11-20 11:20:00


É lamentável e preocupante o confronto que ocorreu no último sábado entre índios e fazendeiros. A situação já é conhecida e envolve índios da aldeia Taqueperi, na divisa entre Coronel Sapucaia e Amambai, e proprietários de fazendas na região. Os índios alegam que as terras pertencem a eles, e os fazendeiros defendem aquilo que conseguiram com suor do seu trabalho ao longo dos anos. Por sorte não houve mortes, mas tanto índios como fazendeiros ficaram feridos à bala. A morosidade da Justiça e do Governo Federal diante da situação é uma vergonha.

No caso do confronto, a polícia está investigando e os envolvidos serão ouvidos para tentar chegar-se à conclusão de de quem foi a culpa. Quem atirou primeiro? Os índios ou os fazendeiros? O resultado dessa análise vai levar à punição (talvez) dos culpados. Mas o problema da disputa pela terra vai continuar.

 Há mais de três anos, um confronto bem maior que esse chamou a atenção das autoridades nacionais e da mídia nacional. Foi a mesma coisa: confronto entre índios e fazendeiros na região da Fazenda Agrolak, no município de Japorã, divisa com Iguatemi. Outro fato semelhante ocorreu também há cerca de dois anos na região da Vila Carioca, em Sete Quedas. Índios confrontaram com fazendeiros e um índio morreu.

Até hoje, tanto a região da Agrolak, em Japorã, e do Sobrerito, na Vila Carioca, em Sete Quedas, ainda não têm nenhuma definição sobre o destino das áreas invadidas. Atualmente estão ocupadas, pacificamente, por índios e fazendeiros, dentro de uma área limitada. Mas a Justiça não resolveu o que será feito.

A violência não é a melhor arma, sem dúvida nenhuma, e fica difícil apontar se esse ou aquele grupo tem razão. Os índios querem mais terras e os fazendeiros defendem aquilo que conseguiram com o seu trabalho. Se tem alguém errado nessa história é o Governo Federal que não decide o que fazer sobre a demarcação das terras indígenas. Não é só o caso da Aldeia Taquaperi. Outro dia foi em Antonio João, outro dia será em outra localidade. Falta competência, falta interesse, falta agilidade em resolver essas questões.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete