13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Sacrifício ou Misericórdia? – Por Eloir Vieira

2017-08-02 10:04:00

Holocausto, ou oferta queimada, é um sacrifício religioso de animais que é completamente consumido pelo fogo. Nos tempos do Antigo Testamento se fazia sacrifícios de animais para perdão dos pecados, ou, antes de sair para uma batalha, ou para agradecer a Deus por alguma benção recebida (Lv 4.35; 5.10; 1Sm 13.12).

Deus não estava mais aceitando sacrifícios e holocaustos, de um povo teimoso e rebelde. Deus é amor, mas também é justiça! Por falta do conhecimento de Deus, e obediência à sua Palavra, o povo era destruído: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos” (Os 4.6). Deus não aceita desobediente!

Saul é um péssimo exemplo de crente. Desobedeceu a Palavra, e quis se justificar, oferecendo sacrifícios e holocaustos. A justiça de Deus foi imediata! O profeta, juiz e sacerdote Samuel, entregou a palavra: “Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros” (1Sm 15.22). Quantos crentes são como Saul? Tentam agradar a Deus com sacrifícios e holocaustos; mas, não obedecem à sua Palavra!

A desobediência é rebelião contra Deus! É tão grave, quanto ao pecado de feitiçaria; assim como “porfia”, que são: contendas, disputas, polêmicas, discussões, (“igual ao pecado de idolatria”). Saul foi acumulando pecado em cima de pecado, até perder a salvação: “Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto, tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei” (1Sm 15.23).

Desobedecer a Palavra é tentar contra Deus. E muitos crentes estão perdendo a salvação, por falta do conhecimento e obediência. Mesmo neste tempo, desobedecer é tentar à Cristo: “E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram e pereceram pelas serpentes” (1Co 10.9). Ainda há tempo: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1.9); “Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra” (Os 6.3).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete