18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

O pecado de Sodoma – Por Eloir Vieira

2017-05-10 11:08:00

“Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da campina e armou as suas tendas até Sodoma” (Gn 13.12). Este era um lugar como o jardim do SENHOR, antes da destruição de Sodoma e Gomorra (Gn 13.10). Provavelmente os habitantes destas duas cidades eram muito prósperos pela qualidade da terra e fartura de pão conforme diz a Bíblia. Porém, como prosperidade não é sinônimo de justiça, fidelidade e amor, seus moradores tinham seu lado tenebroso: “Ora, eram maus os varões de Sodoma e grandes pecadores contra o SENHOR” (Gênesis 13.13). Mas, qual era o pecado deles?

Os moradores de Sodoma eram soberbos, e Deus resiste ao soberbo (Tg 4.6); tinham fartura de pão, mas, não ajudavam os pobres; eram avarentos, avareza é idolatria (Cl 3.5), idolatria é pecado (Êx 20.3-5); o resultado é o inferno (Lc 16.19-31): “Eis que esta foi a maldade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão e abundancia de ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca esforçou a mão do pobre e do necessitado. E se ensoberbeceram e fizeram abominação diante de mim; pelo que as tirei dali, vendo eu isso” (Gn 16.49,50). “Disse mais o SENHOR: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito” (Gn 18.20). Judas escreveu sobre o grave pecado de Sodoma: “Assim como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se corrompido como aqueles e ido após outra carne, foram postos por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno” (Jd 1.7).

O pecado da imoralidade agravou ainda mais a situação daquelas cidades. Deus mandou dois anjos para tirarem Ló, sobrinho de Abraão com sua família daquele lugar, pois ia castiga-los, fazendo chover fogo e enxofre do céu. Porém, os homens de Sodoma, desde os jovens até os idosos, tentaram tirar os anjos da casa de Ló, para terem relações sexuais com eles. Ló ofereceu suas duas filhas virgens a eles para fazerem o que quisessem e deixassem os seus hóspedes em paz, mas, não, eles queriam os homens: “E, antes que se deitassem, cercaram a casa os varões daquela cidade, os varões de Sodoma, desde o moço até ao velho; todo o povo de todos os bairros. E chamaram Ló e disseram-lhe: Onde estão os varões que a ti vieram esta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos. Então, saiu Ló a eles, e fechou a porta atrás de si, e disse: Meus irmãos, rogo-vos que não façais mal. Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram varão; fora vô-las trarei, e fareis delas como bom for nos vossos olhos; somente nada façais a estes varões, porque por isso vieram à sombra do meu telhado” (Gn 19.4-8). Por causa dos pecados dos seus moradores, Deus destruiu as duas cidades com fogo e enxofre! Como escreveu Judas, ficou como exemplo para todos que não se arrependem!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete