19.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

A Igreja de ontem e a Igreja de hoje – Por Eloir Vieira

2017-03-29 16:04:00

A vontade de Deus é que os irmãos vivam em união; que vivam para servir e não para serem servidos! Os discípulos de Jesus tem o dever de servir uns aos outros, seguindo o exemplo do Mestre: “Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros” (João 13.14). Já dizia o salmista Davi: “Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!” (Salmo 133.1).

Estudando a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, observamos como mudou a maneira de viver entre os irmãos em Cristo. Na igreja primitiva, os cristãos não se consideravam donos de nada! Quem tinha bens materiais, repartia com quem não tinha: “E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns” (Atos 4.32).

Cada um que se convertia, vendia suas propriedades e levava o valor da venda aos apóstolos, que repartiam entre os irmãos necessitados; assim, ninguém passava necessidade e viviam em igualdade: “Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade” (Atos 2.45). “Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha” (Atos 4.34,35).

Os discípulos faziam coletas de ofertas espontâneas nas igrejas; ofertas voluntárias, conforme o que cada um sentia no seu coração; sem estipular valores e sem forçar ninguém a ofertar. E, as ofertas coletadas tinham a finalidade de socorrer os irmãos carentes de outras igrejas, noutros lugares: “E os discípulos determinavam mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judeia” (Atos 11.29). “Mas, agora, vou a Jerusalém para ministrar aos santos. Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém” (Romanos 15.25,26). “Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia” (1Co 16.1).

Assim era a vida dos primeiros discípulos e da igreja primitiva. Os discípulos coletavam para os crentes carentes; os cristãos ricos ajudavam os cristãos pobres. A Bíblia de antes é a mesma de hoje, mas a igreja de ontem não é a mesma de agora. Por que será?

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete