26.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Editorial “Frangosul” por Clesio Ribeiro

2007-10-23 13:49:00

A notícia de que a Frangosul pretende ampliar seus negócios em Amambai é animadora. Na semana passada, representante da indústria esteve em Amambai conversando com produtores. A meta é dobrar a produção de aves no estado, que hoje é de 110 mil cabeças abatidas por dia.                  O município de Caarapó sedia o único frigorífico da indústria no estado. Cerca de 20 produtores de Amambai estiveram na reunião e ficaram animados com a proposta. É mais uma alternativa de renda para o produtor e uma notícia positiva para Amambai.

A criação de aves atualmente está sendo um bom negócio para os produtores. Sendo uma cultura alternativa, ou seja, pode ser agregada a outras atividades, qualquer produtor rural tem condições de aderir. A Frangosul está oferecendo todo o apoio necessário, como os pintinhos, rações, vacinas, medicamentos, orientação técnica e a compra garantida da produção.

O município de Caarapó é o centro da avicultura na região sul do estado. O frigorífico ali instalado gera em torno de 400 empregos diretos, mostrando que a atividade é promissora e gera emprego em cadeia. Amambai pode aderir com maior ênfase nessa atividade. Para isso é preciso um trabalho de conscientização com os pequenos proprietárior rurais e orientação de como proceder com a atividade.

Há algum tempo atrás, Amambai e vários municípios da região iniciaram projetos de cultivo de maracujá. Em alguns municípios a produção começou a alcançar níveis lucrativos, mas faltou, principalmente, uma organização para destinar a produção para as indústrias. O projeto acabou naufragando. Pois bem, o que entendemos então é que, além de produzir a matéria-prima, o mais complicado é o destino que ela terá.

No caso da avicultura, o destino é certo e existe todo um aparato já esquematizado, desde a criação, manutenção das granjas, orientação técnica e principalmente a compra dos produtos e abate que é em Caarapó. Amambai está na rota da avicultura e não pode deixar escapar essa chance de ampliar sua produção. É assim que a cidade cresce, investindo na produtividade local. Que os produtores tenham interesse e que tenham todo o apoio necessário.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete