26.8 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Para onde iremos após a morte? – Por Eloir Vieira

2016-09-17 08:29:00

O ser humano é formado de três elementos: “espírito, alma e corpo” (1ª TS 5.23). Quando a pessoa morre fisicamente, o espírito volta a integrar-se a Deus que o deu, o corpo volta ao pó da terra do que fora formado, e a alma é levada para um lugar que só Deus sabe! O corpo físico é uma matéria que se desintegra; o espírito é o fôlego de vida, e a alma é o nosso ser inatural, o homem interior, que tem sentimentos, inteligência, que coordena o ser material nas palavras e ações. Um corpo sem alma, nada sente, nada faz!

Segundo a Bíblia Sagrada, há dois lugares, para onde as almas vão. Tem alma que é levada por anjos, para um lugar de descanso, paz e sossego; e tem alma que é levada para um lugar de tormento, sofrimento eterno: “E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico e foi sepultado. E, no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão e Lázaro, no seu seio” (LC 16.22,23). São dois lugares distintos e separados um do outro: “E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá, passar para cá” (LC 16.26).

O lugar para onde vamos, somos nós que escolhemos ainda em vida. Um dos ladrões crucificado ao lado de Jesus, escolheu ir para o céu em vida: “E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23.42,43). Simples assim! Sem pagamento e sem sacrifício, mas com fé, crendo verdadeiramente em Jesus como único Salvador e Senhor da sua vida, entregando-se a Ele totalmente! Deus é amor, mas também é justiça; pode mandar a alma, tanto para o céu, quanto para o inferno: (MT 10.28).

Depois da morte física, não há mais possibilidade de escolha: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco eles têm jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento” (Eclesiastes 9.5). De modo que a nossa escolha tem que ser em vida: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma” (Eclesiastes 9.10).

É doutrina humana a ideia de que ao morrermos, nossa alma vai para um determinado lugar para ser purificada dos pecados e salva, (ensino falso, não é bíblico!). Jesus nos purifica dos pecados a partir do momento em que O confessamos como Salvador e Senhor! “Bem-aventurados os que desde agora morrem no Senhor” (Ap 14.13).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete