32.8 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

O que é preciso fazer para ser salvo? – Por Eloir Vieira

2016-07-15 11:27:00

Este “príncipe” era um jovem muito rico (Lc 18.23). Jesus, respondendo sua pergunta, disse-lhe: “Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e tua mãe” (Lc 18.20). O jovem rico retrucou: “E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade. E, quando Jesus ouviu isso, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa: vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. Mas, ouvindo ele isso, ficou muito triste, porque era muito rico” (Lc 18.21-23).

Aquele homem queria a salvação, mas não queria seguir Jesus, nem tampouco se desfazer dos seus bens materiais. Quando ouviu que precisaria abrir mão da vaidade, se entristeceu: “E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os que têm riquezas! Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus” (Lc 18.24,25).

Por que Jesus disse que é praticamente impossível um rico ser salvo, mesmo que não adultere, não mate, não furte, não dê falso testemunho, honra seu pai e sua mãe? Será que é pecado ser rico? Tem que ser pobre para ser salvo? Não! O pecado não está em possuir riquezas, em ser próspero financeiramente, porque Deus é dono da prata, dono do ouro (Ageu 2.8) e abençoa seu povo com muitas riquezas materiais! O pecado está na idolatria, na avareza, no egoísmo, na injustiça: “E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundancia do que possui” (Lc 12.15). Existem pessoas tão egoístas e avarentas, que não suportam sequer a ideia de repartir, mesmo o que está sobrando, com alguém necessitado, que não teve a mesma oportunidade que ele teve: Herança de família, uma boa educação, formação, sucesso nos negócios ou no emprego. A Bíblia diz que os injustos não herdarão o Reino: “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus?” (1Co 6.9).

Aquele jovem rico guardava os mandamentos, como tantas outras pessoas guardam, e acham isso suficiente para ser salvo. Mas Jesus alerta: “Ainda te falta uma coisa!” Amar a Deus e ao próximo! Não o dinheiro: “Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” (1Tm 6.10). A ganancia pelas riquezas materiais, fama, poder e prazeres carnais, afasta a pessoa da presença de Deus. O indivíduo se acha autossuficiente, acredita que não precisa de Deus. Assim, vive a vida a seu bel-prazer, não se importando com o seu futuro eterno. Dessa maneira, perde a salvação por rejeitar a Deus, o dono da vida terrena! Pense nisso! Reflita, creia! Para Deus, tudo é possível!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete