15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Os três tipos de fé em Deus – Por Eloir Vieira

2016-06-17 16:16:00

Galardoador (característica do que galardoa; que premia ou compensa). Deus premia ou compensa todo àquele que O busca, que se aproxima dEle. Este versículo deixa claro que, quem tem fé em Deus, busca se relacionar com Ele. E de que forma podemos buscar a Deus? De que maneira podemos nos aproximar de Deus se não podemos vê-lO, apalpá-lO, tocá-lO? O escritor de Hebreus responde: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem” (Hebreus 11.1). A fé em Deus é manifestada pelas pessoas de várias maneiras:

01 – A que crê que há um só Deus; morre de medo dEle mas não O ama, pois, não lhe obedece: “Tu crês que há um só Deus? Fazes bem; também os demônios o creem e estremecem” (Tiago 2.19). Este é um tipo de fé, na pessoa que reconhece que Deus existe e que criou todas as coisas, inclusive ela; crê que há: “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos” (Efésios 4.5,6). Mas não se iluda e não se engane; este tipo de fé que entende tudo isso, mas não se converte a Cristo, é uma fé que não acrescenta nada na vida: “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma” (Tiago 2.17).

02 – A fé que faz barganha com Deus. Se Deus me atender, realizar os meus desejos, Ele se tornará o meu Senhor: “E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer e vestes para vestir, e eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR será o meu Deus” (Gn 28.20,21). Isto sugere que se Deus não lhe atender, a pessoa não O recebe como seu Senhor!

03 – Por último, a fé dos que confiam no Senhor, entregam-se a Ele para os guiar e fazem da vontade de Deus a sua vontade: “Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação” (Habacuque 3.17,18). Esta é a fé que agrada a Deus e que salva a pessoa. Porque se entrega totalmente a Deus; é fiel até a morte, não pede nada em troca, não murmura e aceita todas as diversidades e dificuldades sem reclamar. Apenas adora a Deus e confia!

Qual dos três é o seu tipo de fé? Deus é amor e justiça! Então, se somos seus filhos, temos que ter o seu caráter: “Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele” (Hebreus 10.38). A fé que salva é a fé acompanhada de obras de amor e justiça; misericórdia, bondade, paz: “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salvá-lo?” (Tiago 2.14).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete