29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Filho ou criatura de Deus? – Por Eloir Vieira

2016-06-03 13:25:00

A Bíblia nos ensina claramente a distinção entre criaturas e filhos de Deus. Para nos tornarmos filhos, precisamos receber o dom do Espírito Santo, o qual recebemos a partir do arrependimento dos pecados e o batismo nas águas: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2.38).

Somos criaturas de Deus que precisa nascer de novo no Espírito Santo. Sendo filhos de Deus, padecemos, assim como Cristo padeceu: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados” (Romanos 8.16,17). “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual chamamos: Aba, Pai” (Rm 8.15). “Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele” (1Jo 2.29).

O selo de Deus nos seus filhos é o dom do Espírito Santo: “Mas o que nos confirma convosco em Cristo e o que nos ungiu é Deus, o qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações” (2Coríntios 1.21,22). Como já vimos acima (At 2.38), só recebemos o dom do Espírito Santo a partir do arrependimento e batismo após sermos evangelizados e crermos na palavra e em Jesus Cristo, confessando nossos pecados e entregando nossa vida a Ele: “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa” (Efésios 1.13; 4.30).

Os filhos de Deus são criaturas que nasceram de novo se tornando uma nova criatura, obediente e fiel a Deus, amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo: “Purificando a vossa alma na obediência à verdade, para amor fraternal, não fingido, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro; sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre” (1Pedro 1.22,23). “Qualquer que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode viver pecando, porque é nascido de Deus” (1João 3.9). “Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: qualquer que não pratica a justiça e não ama a seu irmão não é de Deus” (1João 3.10). “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” (1João 4.8). “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de ter dito: Necessário vos é nascer de novo” (Jo 3.6,7).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete