19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Por que batismo nas águas? – Por Eloir Vieira

2016-05-06 12:50:00

A palavra batismo, no grego, significa imergir, mergulhar ou afundar na água a pessoa. Este tipo de batismo é chamado batismo por imersão (mergulhamento). Existem outros tipos de batismo, mas o que a Bíblia ensina é mergulhar nas águas. Jesus poderia ter sido batizado no templo, com um copo d’agua sendo derramado sobre Ele, ou com algumas gotas d’agua sendo borrifadas na sua cabeça. Mas não foi assim!

Por que batismo nas águas? Porque biblicamente, este é o batismo ensinado por Jesus e deixado como exemplo a todos que creem. A Bíblia diz que: “Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galileia e por João foi batizado no rio Jordão” (Mc 1.9). Ele saiu da água: “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele” (Mateus 3.16).

O batismo nas águas começou com João Batista, antes mesmo de Jesus ser batizado: “Apareceu João Batizando no deserto e pregando o batismo de arrependimento, para remissão de pecados” (MC 1.4). Aqui se cumpriu a profecia de Isaías: “Voz do que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus” (IS 40.3). Com a pregação de João, todos que creram foram batizados nas águas: “E toda a província da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados” (MC 1.5).

Atos 8.26-40, fala de um etíope eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todo o seu tesouro, que viera adorar em Jerusalém (27), foi evangelizado e batizado nas águas pelo evangelista Filipe: “Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado?” (36). “Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco” (38). Note que ambos “saíram da água” (39). O oficial poderia ter pego água do rio numa vasilha para ser batizado, mas não, eles entraram na água!

Conclusão: Se o batismo oficialmente ensinado por Jesus não fosse mergulhar nas águas, por que eles entravam na água? Não bastava derramar um pouco d’agua na cabeça da pessoa no templo? É Porque o batismo nas águas, por imersão, tem um significado importante.Simboliza morte e sepultamento do velho homem e ressurreição de uma nova criatura em Cristo Jesus! Por isso, afunda-se a pessoa na água:A – O Batismo é símbolo de morte – Rm 6.3,4. B – É revestimento de Cristo – Gl 3.27. C – É ressuscitar com Cristo – Cl 2.12,13. Entretanto, há exceções para pessoas impossibilitadas de descer às águas. Por exemplo: O ladrão crucificado com Jesus; ele creu em Cristo, mas não podia descer às águas (Lc 23.42,43). Assim também, há casos de pessoas crucificadas num leito de hospital, em casa ou outra situação, que podem e devem ser batizadas de outra forma. Assim como também há casos como o do ladrão da cruz, que nem foi batizado, mas creu em Jesus. Pediu a salvação e foi salvo. Esse não tinha como ser batizado. Não foi batizado, mas sua carne estava crucificada! Deus vos abençoe e vos guarde!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete