26.8 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Coração transformado – Por Eloir Vieira

2016-04-08 15:56:00

“Nos dias em que julgavam os juízes, houve fome na terra; e um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos” (Rt 1.1). Uma história fascinante! Elimeleque e Noemi, israelitas, do povo de Deus. Por causa da fome, tiveram de se mudar para Moabe, que possuía terras férteis, bem irrigadas e de grande produção. Entretanto, o povo que ali habitava era de tradição pagã. A religião de Moabe era de grosseira idolatria. Os moabitas praticavam a prostituição sagrada, possuíam deuses da fertilidade e dedicaram um templo a um deus falso.

Os filhos de Elimeleque e Noemi casaram-se com mulheres daquele povo e a história dessa família poderia ter tido um final bastante infeliz. Os dois filhos do casal poderiam ter se afastado do Deus verdadeiro, e talvez seus netos nunca ouvissem falar sobre ele. Mas não foi isso que aconteceu. Elimeleque faleceu, e também seus dois filhos: Um triste fim em uma terra estranha. Noemi resolveu, então, voltar para a terra do seu povo e do seu Deus. Ela planejava partir sozinha, mas algo a surpreendeu. Uma das suas noras, Rute, teve seu coração transformado e pediu para acompanhá-la na adoração a Deus e no retorno a Belém de Judá.

A Bíblia não nos conta como foi essa transformação. Seu marido pode ter sido um fiel seguidor de Deus e leitor da sua palavra, ou talvez Rute tenha ficado admirada com o testemunho dele e procurado conhecer que Deus maravilhoso era aquele. Outra possibilidade é o exemplo dos seus sogros, mais particularmente de Noemi. Vendo-lhe a fé e a vida dedicada a Deus, Rute pode ter sido tocada por tão belo exemplo. De qualquer forma, sabemos que foi através dessa família que Rute se tornou uma filha de Deus, do Deus verdadeiro. Ela foi liberta da adoração pagã que cobria o seu passado. Seu coração transformado mudou o rumo da sua vida. Uma história que poderia ser repleta de tragédias e tristezas transformou-se numa história feliz e marcante.

A declaração de Rute mostra a sua fé e confiança no cuidado do Senhor: “Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti” (Rt 1.16-17). Noemi permitiu que a nora a acompanhasse. E Rute, com o coração transformado, deu-lhe renovada alegria. Deus abençoou as duas mulheres e, com o tempo, Rute acabou se casando com um parente de Noemi, um homem bom chamado Boaz. Ela deu à luz um filho que foi a alegria de Noemi. As amigas de Noemi lhes disseram: “Seja o SENHOR bendito, que não deixou, hoje, de te dar um neto… Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos” (Rt 4.14,15).

Um coração transformado transborda de amor. Foi esse amor que Rute demonstrou por Noemi. E Rute tornou-se bisavó de Davi, o rei de cuja descendência veio Jesus. O testemunho do povo de Deus abre portas, abre corações! E um coração transformado espalha o amor de Deus aos outros. O amor de Jesus se reflete no amor dos seus filhos, seus servos. Esse amor foi demonstrado a Rute, e ela tornou-se um marco na história do amor de Deus pelo mundo!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete