23.3 C
Amambai
sábado, 27 de abril de 2024

"Alimento contamina o homem?" por Eloir Vieira

2013-02-15 13:15:00

Neste versículo, Jesus se referia às leis judaicas sobre os alimentos e as bebidas. Em outras palavras, Ele estava dizendo: “Você não ficará impuro se comer algum alimento que não seja preparado conforme a tradição judaica. É o que você diz e pensa que o torna impuro!” Essa afirmação ofendeu os fariseus, muito preocupados com o que as pessoas comiam e bebiam.

Jesus foi taxativo em dizer que o que entra pela boca não faz mal, mas o que sai da boca, isso sim pode prejudicar as pessoas: “Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre e é lançado fora? Mas o que sai da boca procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias” MT 15.17-19).

Jesus não está preocupado com o que comemos, mas com o que pensamos, falamos e fazemos. O apóstolo Paulo disse: “Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito santo” (RM. 14.17).
Podemos comer de tudo sem peso na consciência, desde que sem exagero, sem gula, sem provocar escândalos. Tudo vem de Deus e é para Deus: “Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência. Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude” (1ªCO 10.25-26).

Em oposição aos falsos mestres, Paulo afirmou que tudo o que Deus criou é bom (ver GN 1). Devemos pedir a bênção de Deus sobre as dádivas que Ele criou e que nos dão prazer, e agradecer-lhe por elas. Isto não significa que devemos abusar (por exemplo, a glutonaria é um abuso dos alimentos que Deus nos deu; a luxúria é um abuso do amor, que é um dom de Deus; e o assassinato é um abuso da vida, que também é um dom de Deus). Em vez de abusar, devemos apreciar estes dons usando-os para servir e honrar a Deus: “Porque toda criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças, porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificada” (1ªTM. 4.4-5). Você já agradeceu a Deus pelas boas dádivas que Ele lhe deu? Está usando estas dádivas de modo agradável a você e a Deus?

Conclusão: O alimento não contamina o homem, porém, tudo o que é demais pode ser prejudicial à saúde e bem estar. Devemos cuidar bem do nosso corpo que é o templo do Espírito Santo. Agora, o que pensamos, falamos e fazemos isto sim, devemos vigiar para não nos contaminarmos! A graça seja com você que ama sinceramente a nosso Senhor Jesus Cristo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete