32.8 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Devemos guardar o Sábado? – Por Eloir Vieira

2016-02-19 09:32:00

Deus determinou que o sétimo dia da semana, o sábado, fosse totalmente dedicado a Ele: “Porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou” (Êxodo 20.11). Os israelitas deveriam trabalhar os seis dias da semana, mas no sábado, nem pessoas nem animais podiam fazer absolutamente nada (Êxodo 20.9,10).

Tanto os dez mandamentos, como toda a lei, que Deus entregou a Moisés no monte Sinai (Êxodo capítulos 19 e 20), e dali em diante divulgado ao povo, fazem parte da Velha Aliança, a qual, os israelitas não cumpriram, com algumas exceções! Com a vinda do Cristo prometido, cumpriu-se toda a Lei. Uma Nova Aliança foi feita com todos que creem em Jesus como único e suficiente Salvador. Disse Jesus: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir” (MT 5.17).

Cristo é superior ao sábado: “Porque o Filho do Homem é Senhor do sábado” (Mt 12.8). Ele resumiu não só o 4º, mas todos os dez mandamentos, e superou os preceitos da Lei! Estes são os mandamentos de Deus a partir de Cristo que é a Nova Aliança, e, agora, não somente com os israelitas, mas com toda a humanidade: “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas” (Mt 22.37-40).

Muito hostilizado pelos escribas e fariseus (religiosos da época), Jesus deu uma explicação a eles: “E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é Senhor também do sábado” (Mc 2.27,28). Jesus é maior que tudo: “Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? Pois eu vos digo: aqui está quem é maior que o templo. Porque o Filho do Homem é Senhor do sábado” (Mt 12.5,6,8). Jesus não guardava o sábado. Após curar um aleijado num sábado, “Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma a tua cama e anda” (Jo 5.8).

No dia de sábado não era permitido fazer absolutamente nada! Carregar a cama era um trabalho! O chefe da sinagoga, indignado acusava Jesus por isso, e Jesus repreendia-o: “Disse-lhe, porém, o Senhor: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi ou jumento e não o leva a beber água?” (Lc 13.14,15). “E disse-lhes: Qual de vós o que, caindo-lhe num poço, em dia de sábado, o jumento ou o boi, o não tire logo?” (Lc 14.5). “E dizia-lhes: O Filho do Homem é senhor até do sábado” (Lc 6.5).CONCLUSÃO: “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo” (CL 2.16-17).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete