33.8 C
Amambai
quarta-feira, 1 de maio de 2024

O Pecado da Avareza – Por Eloir Vieira

2015-11-06 10:27:00

Nesta vida temos duas escolhas a fazer: Servir a Deus ou ao dinheiro. Se escolhermos servir a Cristo, fazemos a sua vontade e vivemos com Ele, hoje e eternamente.

Fazendo a nossa vontade, somos escravos do dinheiro e assim, morreremos sem Cristo, sem salvação. Disse Jesus: “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom” (Mt 6.24). A quem você segue? A quem você serve?

Quando nos empenhamos tanto para ganhar dinheiro, não sobra tempo nem disposição para servir a Deus. E isso acarreta em grandes males na nossa vida: “Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” (1Tm 6.10).

Jesus fala de um homem rico avarento que não se compadecia dos pobres na terra: “Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente” (Lc 16.19). Ao morrer, foi parar no inferno: “Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro, somente males; e, agora, este é consolado, e tu, atormentado” (Lc 16.25).

O referido homem não foi para o inferno por ser rico, mas por ser avarento. Enquanto desfrutava do bom e do melhor, tudo o que o seu dinheiro podia lhe proporcionar, perto dele, alguém passava grandes necessidades. Era um pobre mendigo sem roupas, calçados, com fome, doente e cheio de feridas, um próximo abandonado (Lc 16.20).

O Senhor Jesus nos ensina a cura para a avareza: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Mt 6.19-21). Ao invés de acumular bens, pratique a justiça, a misericórdia!

No desejo de ficar rico, a pessoa torna-se egoísta, mesquinha, avarenta. Avareza é idolatria, e idolatria é pecado: “Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza,que é idolatria” (Colossenses 3.5). O avarento passará sua eternidade separado de Deus: “Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira” (Ap 22.15). Reflita! 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 30 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete