24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Greve fecha mais de 190 agências do INSS no país

2015-07-08 20:49:00

A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entra no segundo dia nesta quarta-feira (8). Segundo balanço do Ministério da Previdência Social divulgado na terça-feira à noite, das 1.605 agências do país, 196 estavam fechadas e 273 tinham atendimento parcial.

O ministério diz que 1.294 funcionários, do total de 32.487, aderiram à paralisação nacional por reajuste salarial e melhoria das condições de trabalho.

GREVE NO INSS

196 agências fechadas (12%)

273 com atendimento parcial (17%)

Adesão de 1.294 funcionários (4%)

Fonte: Balanço da Previdência Social de 7 de julho

Quem agendou atendimento em uma Agência da Previdência Social (APS) que está em greve deve ter a data remarcada, informa uma nota da Previdência.

O reagendamento será realizado pela própria APS, e o segurado poderá confirmar a nova data ligando para a Central 135 no dia seguinte à data originalmente marcada.

Para evitar prejuízos nos benefícios dos segurados, o INSS vai considerar a data originalmente agendada como a data de entrada do requerimento.

Negociações

Na nota, a Previdência diz que está aberta à negociação com os grevistas. "O Ministério da Previdência Social e o INSS têm baseado sua relação com os servidores no respeito, no diálogo e na compreensão da importância do papel da categoria no reconhecimento dos direitos da clientela previdenciária e, por isso, mantém as portas abertas às suas entidades representativas para a construção de uma solução que contemple os interesses de todos."

 

Os funcionários pedem um reajuste salarial de 27,5% imediato, com aumento gradual durante os próximos quatro anos.

Conforme Ricardo Sampaio, coordenador do comando de greve na Bahia, uma reunião foi feita na tarde de terça-feira com o Ministério do Planejamento, e outra deverá ocorrer no dia 21 de julho. "Essa greve pemanece até o dia 21. Eles ficaram de fazer uma proposta para então definirmos os rumos da greve", informou ao G1.

Em nota, o Ministério do Planejamento diz que propôs o reajuste de 21,3%, dividido em parcelas de 5,5% em 2016, 5% em 2017, 4,8% em 2018 e 4,5% em 2019. Ainda segundo o texto, as negociações irão continuar.

Estados

Nesta quarta, agências de 17 estados haviam aderido à paralisação: Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Veja a situação em cada um:

"ServidoresServidores em greve na agência em Laranjal do Jari,

no Amapá (Foto: Divulgação/Fenasps)

AMAPÁ

Pelo menos 120 atendimentos diários estão comprometidos com a greve dos funcionários do INSS, no município de Laranjal do Jari, distante 295 quilômetros de Macapá. A agência do município é a única entre as seis do estado que aderiu à mobilização nacional.



A diretora da Associação dos Servidores do INSS no Amapá, Renilda Pinto, explicou que os trabalhadores das maiores agências do estado, em Macapá e Santana, avaliam a forma de adesão ao movimento, se parcial ou total.

BAHIA

Os servidores na Bahia continuam em greve nesta quarta. Mais de 90% dos municípios no interior da Bahia e capital baiana aderiram à paralisação.

Segundo Ricardo Sampaio, coordenador do comando de greve no estado, todos os serviços da Previdência foram afetados, entre eles pedidos de aposentadorias, salários maternidade, auxílio-doença, auxílio-reclusão e seguro defeso. Além disso, todos os agendamentos foram cancelados.

"Servidores do INSS do Ceará estão parados

(Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)

CEARÁ

Cerca de 80% das agências do INSS no Ceará estão paralisadas nesta quarta. A informação é do Sindicato do Trabalho Previdência Social no Estado do Ceará (Sinprece). Há 87 unidades no estado, que atendem 4.500 pessoas por dia.

Quem buscou atendimento nos postos do INSS na capital encontrou agências fechadas. A principal agência de Fortaleza, na Rua Pedro Pereira, no Bairro Centro, está com as portas fechadas nesta quarta-feira.

 

GOIÁS

Segundo o sindicato que representa a categoria em Goiás, 60% das pessoas que procuraram as agências do INSS tiveram que voltar para casa sem atendimento.

Muitos segurados não sabiam da paralisação. Um deles é o roçador José Francisco de Lima, que saiu de Alexânia para ser avaliado em uma agência de Anápolis, a 65 km de distância. Apesar de insistir, ele não foi examinado.

Existem 48 agências no estado. Do total, o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência de Goiás e Tocantins (Sintfesp-GO/TO) calcula que 29 aderiram totalmente ou parcialmente ao movimento.

"EmEm agências do Maranhão, servidores

colocaram faixas (Foto: Divulgação / Sintsprev-MA)

MARANHÃO

A greve dos servidores atinge 30 das 43 agências do INSS no Maranhão. A paralisação atinge a capital maranhense, São Luís, e outros 13 municípios, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Estado do Maranhão (Sintsprev-MA), que está à frente do movimento.

Servidores da Procuradoria e Gerência do INSS em São Luís, também, aderiram ao movimento.

"ServidoresServidores na frente de uma agência em Cuiabá

(Foto: Cleones Selestino/ Presidente INSS-MT)

MATO GROSSO

Com a greve, ao menos 6 mil pessoas deixaram de ser atendidas em Mato Grosso. Das 34 agências do INSS no estado, 27 estão fechadas. Três delas são em Cuiabá e em Várzea Grande, região metropolitana da capital. Em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, o atendimento está funcionando em 50%, segundo o sindicato no estado.

Cerca de 800 servidores estão com as atividades paralisadas nas cidades mato-grossenses reivindicando melhores condições de trabalho e reajuste salarial.

 

 

MINAS GERAIS

O sindicato em Minas diz que a adesão dos funcionários à greve cresceu neste segundo dia, mas a gerência da Previdência Social no estado não informou o balanço da paralisação.

Segundo a diretora do setor jurídico do sindicato, Maria Helena da Silva, em Belo Horizonte, as dez agências da capital estão fechadas e 90% dos funcionários, parados. O índice significa a totalidade de servidores administrativos. Os outros 10% seriam chefes e superintendentes.

No interior do estado, 72 agências estão com serviço suspenso. No Sul de Minas, 19 das 25 agências aderiram ao movimento. No Centro-Oeste, oito das 21 agências da região paralisaram as atividades. Segundo a gerência regional, em média, 660 pessoas deixam de ser atendidas por dia nas cidades de Divinópolis, Itapecerica, Itaúna, Pará de Minas, Monte Santo de Minas, São Sebastião do Paraíso, Passos e Formiga.

Ao todo, Minas Gerais tem 182 agências e 2.825 funcionários.

Segundo as informações da gerência executiva de Uberaba, no Triângulo Mineiro, as perícias técnicas continuam sendo feitas normalmente, mas os atendimentos espontâneos foram os mais prejudicados. Nas cidades de Frutal, João Pinheiro, Coromandel e Carmo do Paranaíba também há servidores paralisados por tempo indeterminado.

A paralisão também afeta agências em Juiz de Fora e outras cidades da Zona da Mata.

 

PARÁ

Em pelo menos 15 agências do INSS, localizadas em Belém e municípios do interior do estado, o atendimento foi suspenso totalmente. Nas demais, a adesão dos trabalhadores foi de até 80%, segundo o sindicato no estado. O Pará conta com 884 servidores lotados em 41 Agências da Previdência Social (APS).

Em Marabá, no sudeste do Pará, idosos ficaram revoltados com a falta de atendimento. A dona de casa Emília Fernandes acompanhou o pai, de 85 anos, à agência do município e reclamou que voltaria para casa sem ter resolvido o problema. "Tem que pagar táxi para ir e para vir, e não sei nem que dia pode voltar", lamenta.

Em Santarém, muitos usuários que procuraram atendimento na manhã desta quarta encontraram as portas fechadas e voltaram para casa sem atendimento. De acordo com o comando geral de greve local, 30% dos serviços estão sendo mantido, conforme determinado por lei. A unidade de Santarém atende, por dia, cerca de 400 pessoas vindas de 11 municípios da região.

 

PARANÁ

A paralisação atinge 73 unidades do estado, e 80% dos servidores estão sem trabalhar, de acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência Social e Ação Social do Estado do Paraná (Sindprev).

Não existe um prazo para que os serviços voltem a ser prestados normalmente. Há aproximadamente 2 mil servidores noParaná, que realizam, conforme estimativa do sindicato, de 3 mil a 3,5 mil atendimentos por dia.

PERNAMBUCO

Os servidores ligados ao Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (Sindsprev-PE) vão entrar em greve na próxima sexta-feira (10). A decisão foi tomada em assembleia realizada nesta semana.

Até lá, os postos da Previdência estão funcionando em esquema de "operação-padrão", recebendo apenas os atendimentos agendados. Há 1,6 mil servidores do INSS em todo o estado e quase 550 agências.

Os servidores das agências em Petrolina, Sertão pernambucano, devem aderir à greve nacional a partir da sexta-feira (10).

  •  

"ServidoresServidores em greve cobram reposição de perdas

salariais em Teresina (Foto: Reprodução/TV Clube)

PIAUÍ

O sindicato que representa os servidores e a superintendência do INSS divergem sobre os efeitos do movimento nas 32 agências do Piauí.

De acordo com o sindicalista Antônio Machado, todas as unidades do estado estão paradas, fazendo apenas serviços estritamente necessários, como pagamentos e perícias já agendadas. Já o superintende do INSS noPiauí, Carlos Augusto Viana, disse que a maioria das agências está funcionando normalmente, principalmente as do interior.

RIO GRANDE DO NORTE

As agências do INSS no Rio Grande do Norte só estão abrindo para casos emergenciais. Todas as 37 agências do estado estão parcialmente fechadas por causa da greve, e 82% dos servidores do Nordeste aderiram à greve, segundo o sindicato do RN.

Ainda de acordo com o Sindprevs-RN, são realizados 400 atendimentos, em média, por dia no estado. Dessa demanda, apenas 10% é de atendimento emergencial. "Solicitação de seguro-desemprego e concessão de aposentadoria, por exemplo, não são atendimentos emergenciais e não serão realizados no período de greve", informou o sindicato.

"DesdeDesde terça-feira, atendimentos são afetados em

agências no RS (Foto: Reprodução/RBS TV)

RIO GRANDE DO SUL

Os atendimentos estão afetados, principalmente, nas nove agências regionais do estado. Destas, apenas Caxias do Sul, de forma parcial, e Ijuí realizam procedimentos.

Em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Santa Maria, Passo Fundo, Uruguaiana e Pelotas, a população encontra agências fechadas. Entre os serviços que podem ser afetados estão encaminhamento de aposentaria, encaminhamento de auxílio-doença, emissão de certidão de tempo de contribuição e consulta de perícias médicas agendadas.

 A categoria ainda não divulgou o balanço de adesão nesta quarta-feira. Na terça, a estimativa é que 86% dos cerca de dois mil servidores no Rio Grande do Sul tenham paralisado as atividades.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete