12.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Saiba como diminuir o tempo gasto com redes sociais

2015-04-09 01:02:00

Os internautas brasileiros estão entre os que passam mais horas conectados à internet. E boa parte delas é gasta em redes sociais.

O tempo online já ultrapassa o que antes era dedicado à televisão, de acordo com a pesquisa divulgada em dezembro de 2014 pelo Ibope. Num outro estudo realizado pela consultoria ComScore, por mês, os brasileiros passam 12,9 horas curtindo e compartilhando postagens de seus amigos em redes sociais, mais do que o dobro do período médio do resto do mundo, de 5,7 horas.

Não há nada de errado em conciliar o tempo das tarefas diárias com uma conferida nas postagens dos amigos e nas fan pages preferidas. O problema é quando a distração se torna a ocupação principal e acaba prejudicando o rendimento no trabalho e nos estudos.

Veja, a seguir, algumas dicas para quem quer reduzir o tempo conectado, sem que para isso seja preciso excluir os perfis nas redes sociais. 



Tratamento de choque  

– Desabilite as notificações do aplicativo de e-mail, Instagram, Facebook, Twitter;

– Silencie as conversas nos grupos mais ativos no WhatsApp;

– Procure aumentar o intervalo de tempo entre as verificações de novas mensagens nas redes sociais;

– Quando estiver no trabalho, ou estudando, evite manter uma aba aberta no navegador para sites que possam comprometer a sua concentração;

– Somente habilite o chat do Facebook para um contato específico ou quando for enviar alguma mensagem.



Existem aplicativos e extensões para o navegador de internet que auxiliam na "reeducação digital". Confira:



App BreakFree

É um aplicativo para o sistema operacional Android que permite ao usuário monitorar o uso no smartphone. Ele permite visualizar um relatório do tempo gasto usando cada aplicativo, restringir a exibição de notificações, enviar mensagem automática aos contatos quando o usuário estiver indisponível, criar uma agenda de bloqueio e definir horários de disponibilidade de uso dos aplicativos que mais consomem tempo, além da configuração do tempo máximo de uso do smartphone.

Cada um dos bloqueios recebe uma pontuação, que no final do dia é contabilizada e comparada com a meta longe do dispositivo estabelecida pelo aplicativo.

O instalador está disponível na Google Play



Productivity Owl

É um complemento de administração do tempo para o navegador Google Chrome. Com ele, o leitor pode definir regras do uso consciente da internet. É possível estabelecer uma grade de tempo em que o acesso a determinados sites permanecerá liberado.

O Productivity Owl funciona da seguinte maneira:

– Instale o complemento no navegador (acesse aqui
– Remova todos os outros navegadores da área de trabalho;

– Coloque todos os sites que desperdiçam seu tempo na lista de bloqueios;

– Adquira o hábito de verificar esses sites durante o tempo livre;

– Adicione na lista branca os sites relacionados ao trabalho;

– Use o recurso "Salvar para mais tarde". Vamos dizer que você quer assistir a um longo vídeo que irá ajudá-lo com seu trabalho. Nesse caso "Guarde-o para mais tarde." Então, quando estiver no tempo livre, é só assistir ao vídeo. Com o período livre limitado, você vai priorizar, naturalmente, fazer melhor uso de seu tempo.



News Feed Eradicator for Facebook 

É uma extensão para o navegador Google Chrome que substitui as atualizações do feed do Facebook por uma frase de motivação. Essa extensão é útil para os leitores que não conseguem deixar de ficar horas visualizando as publicações dos seus amigos. Depois de habilitada no navegador, só serão exibidas as postagens quando o leitor entrar individualmente num determinado perfil. A extensão está disponível neste link



Facebook Seen Block 

É uma extensão que oculta o status de visualização das mensagens do chat do Facebook, e quanto o usuário estiver digitando uma nova mensagem. Essa extensão é útil para situações em que o leitor visualizar uma mensagem, mas preferir respondê-la posteriormente sem que o autor fica sabendo que ela já foi visualizada. A extensão está disponível neste link.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete