32.7 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Morre ex-ministro Adib Jatene. Corpo está sendo velado em SP

2014-11-15 16:28:00

Está sendo velado desde a manhã deste sábado (15) no anfiteatro do Hospital do Coração, em São Paulo, o corpo do médico e ex-ministro da Saúde Adib Jatene. Ele morreu na noite de sexta-feira (14), aos 85 anos. Segundo o hospital, a causa da morte foi infarto agudo do miocárdio. O enterro será às 17h, no Cemitério do Araçá, também na capital paulista.

Alexandre Padilha, que neste ano concorreu ao governo de São Paulo pelo PT e não se elegeu, lamentou a perda de Jatene.

"Perdemos uma das figuras mais humanas que eu conheci na minha vida. Adib era humano e respeitoso em defesa de suas opiniões, nas críticas, no cuidado com seus pacientes. Mas também quando brincava com suas engenhocas, ele gostava de criar peças, próteses e válvulas que salvaram muitas vidas", disse Padilha ao G1. "É uma das mentes mais humanas que já vi. O professor Adib Jatene era mais do que tudo especialista em gente".

 

O secretário  de Saúde do estado de SP, David Uip, lembrou do perfil acadêmido e de pesquisador de Jatene. "É uma perda enorme, de um professor de medicina, como ele gostava de ser chamado, de um pesquisador, descobridor de técnicas e materiais, um dos maiores gestores públicos que este país ja teve. Para mim, uma perda pessoal também porque tínhamos um convívio desde o início da faculdade de medicina, convivência que continuou [ao longo dos anos]. É uma perda para aqueles que acreditam na boa medicina e na boa saúde pública"

Eduardo Jorge, médico sanitarista que foi candidato à presidência pelo PV, também esteve presente. "O doutor Adib é a maior figura da saúde brasileira nos últimos 50 anos, com certeza. E ao mesmo tempo uma pessoa de sentimento em relação ao Brasil, ao seu povo, de humanismo, como todo médico deve ser, mas no caso dele foi excepcional. Quantas vezes o doutor Adib foi na praça, nas igrejas, nas manifestações públicas conversar com o povo de São Paulo. Era impressionante o carinho dele com o povo brasileiro".

Fernando Haddad, prefeito de São Paulo, também falou sobre os valores de Jatene. "Para a colonia sírio-libanesa, nós perdemos um dos nossos maiores representantes. Desde pequeno ouço meus pais falarem da trajetória de Jatene, de décadas de espírito público, honradez, retidão, compromisso com a saúde, um dos maiores cardiologistas do mundo, foi um homem que projetou o nome do Brasil internacionalmente,uma pessoa que vai fazer falta pelo legado e pelo que reprrsenta para o Brasil", disse Haddad.

Miguel Jorge, ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, lembrou a última vez que esteve com Jatene. "Eu acho que fui um dos últimos pacientes dele. Em junho eu vim aqui no Hcor com um exame que eu tinha feito, pedi para ele olhar e ele ligou para a secretária pedindo para arrumar um apartamento [quarto de internação]. Eu fiquei uma semana. Ele era assim, uma figura, um grande amigo, foi uma perda enorme. Tenho uma relação especial com ele, porque nós dois somos descendentes de libaneses", falou.

Paulo Skaf, empresário, e ex-candidado pelo PMDB ao governo de São Paulo, lembrou que falava sempre com Jatene. "O doutor Adib Jatene era membro do nosso conselho estratégico da Fiesp e quando debatíamos assuntos ligados à energia, educação, desenvolvimento e emprego ele observava muito e com o mesmo brilhantismo, inteligência e equilíbrio que ele se destacou na medicina, opinava em diversos assuntos. Além de brilhante médico, que salvou muitas vidas, era equilibrado e muito inteligente, tinha todo o bom senso para analisar as questões com uma grande preocupação com as pessoas", falou Skaf.

O senador recém-eleito por São Paulo, José Serra, também lamentou a morte do ex-ministro. "O Adib foi um grande homem publico, uma grande pessoa, é uma perda muito grande para todos nós. Eu tive a possibilidade de praticamente sucedê-lo no ministério da Saúde e sei muito bem da importância do trabalho que ele fez pelo conjunto da saúde pública do Brasil. Era um trabalhador, suava a camisa".

Em nota, o presidente do Senado, Renan Calheiros, definiu Jatene como um exemplar profissional da medicina. "Tive o privilégio de conviver com ele em circunstâncias diversas. Sempre foi para mim um aprendizado fecundo. Tornei-me um dos muitos admiradores de seu humanismo, de sua visão precisa e abrangente da Saúde Pública e de seu amor ao povo brasileiro, principalmente aos menos favorecidos e por isso mais necessitados do poder público. O legado de seu trabalho será, com certeza, aproveitado por muitas gerações".

O diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), José Otávio Costa Auler Junior, afirmou ter recebido a notícia com profundo pesar. "Motivo permanente de inspiração para todos que o rodeavam, Jatene conseguiu, sempre, unir o mais absoluto rigor nos procedimentos médicos a um tratamento humanizado, em uma relação sempre próxima de cada um de seus pacientes. Sua postura ética e justa foi, e será, um farol a iluminar toda a Medicina. Devo muito da minha carreira a ele, que sempre teve uma palavra amiga e encorajadora a oferecer", afirmou em nota

A presidente Dilma Rousseff e o Ministério da Saúde divulgaram notas de pesar.

Em 22 de setembro deste ano, Jatene havia sido internado também após sofrer um infarto. Em maio de 2012, o médico já havia sido internado com dores no peito e passado por um cateterismo. No procedimento, ele precisou colocar um stent (prótese metálica para a desobstrução de artérias).



Jatene era diretor-geral do HCor e um dos pioneiros da cirurgia do coração no Brasil. Ele deixa quatro filhos – os também médicos Ieda, Marcelo e Fábio, além da arquiteta Iara – e a mulher Aurice Biscegli Jatene.

"AdibAdib Jatene em foto de janeiro de 2011

(Foto: Hélvio Romero/Estadão Conteúdo)

Médico e ministro

Acriano de Xarupi, Jatene era filho de um seringueiro libanês e de uma dona de armarinho. Quando criança, a família se mudou para Uberaba, em Minas Gerais, e, depois, para São Paulo. Na capital paulista, estudou na Universidade de São Paulo (USP), formando-se aos 23 anos pela Faculdade de Medicina. A residência e pós-graduação foram feitas no Hospital das Clínicas da mesma faculdade, sob a orientação do professor Euríclides de Jesus Zerbini (1912-1993), pioneiro dos transplantes de coração no país.



Com mais de 20 mil cirurgias no currículo, se destacou também por ter sido o primeiro a realizar a cirurgia de ponte de safena no Brasil e por ter inventado aparelhos e equipamentos médicos. Em Uberaba (MG), lecionou Anatomia Topográfica da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. Neste período, construiu seu primeiro modelo de coração-pulmão artificial. Em São Paulo, trabalhou no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e como cirurgião no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia da Secretaria de Estado da Saúde.

Na política, apesar de não ter se filiado a partidos, atuou como secretário estadual da Saúde de São Paulo (1979-1982), no governo de Paulo Maluf, e duas vezes como ministro, na mesma área, nas gestões Fernando Collor (1992, por oito meses) e Fernando Henrique Cardoso (1995-1996, por 22 meses). No governo de FHC, criou a Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF), para ajudar a financiar a saúde brasileira, e deu continuidade ao projeto dos medicamentos genéricos e ao programa de combate à Aids. Foi membro da Academia Nacional de Medicina e autor e co-autor de cerca de 700 trabalhos científicos publicados na literatura nacional e internacional.

Dono de uma coleção particular de quadros, com obras de Di Cavalcanti, Alfredo Volpi e Tarsila do Amaral, presidiu o conselho deliberativo do Museu de Arte de São Paulo (Masp).



Secretário da Saúde lamenta

Por meio de nota, o secretário de Estado de Saúde de São Paulo, David Uip, disse que a "perda do professor e ministro Adib Jatene é motivo de absoluta tristeza" e que "a saúde pública está em luto". O secretário ainda destacou o papel de Jatene "para a consolidação do SUS em São Paulo e no Brasil".

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete