21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Anatel estipula redução de tarifa em ligações para operadoras concorrentes

2014-07-10 08:38:00

Norma publicada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na última sexta-feira (4) vai baratear os custos de ligações de celular entre operadoras diferentes e também as chamadas de fixo para móvel. Pela determinação da agência, as tarifas de interconexão, cobradas quando uma operadora precisa utilizar a rede de uma concorrente, devem cair 90% até 2019.

O objetivo principal da agência é combater o chamado "efeito clube", no qual os consumidores precisam ter chips de várias operadoras para evitar o preço das ligações entre diferentes empresas. Com a redução, a meta é que os preços das chamadas entre operadoras concorrentes fiquem próximos aos cobrados nas ligações realizadas dentro da mesma rede.

A resolução determina que a redução gradual do preço de interconexão comece em 2016 e vá até 2019. O preço que está hoje em R$ 0,23 por minuto deve chegar em 2019 ao valor médio de R$ 0,02. As reduções seguem a política estabelecida pelo Plano Geral de Metas de Competição (PGMC), que já estipula reduções graduais até 2015.

A decisão da agência foi embasada em estudos desenvolvidos por consultorias contratadas por meio da União Internacional de Telecomunicações (UIT). Também foram analisados os impactos das reduções dos valores de interconexão praticados em países da Europa, América Latina e África, que demonstraram impactos positivos para o consumidor e aumento dos investimentos do setor.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete