21.2 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Dilma reduz mistura de álcool na gasolina para frear preço

2011-04-29 12:35:00

Presidenta assina MP que diminui de 20% para 18% o mínimo de anidro no combustível

A presidenta Dilma Rousseff assinou nesta quinta-feira (28) uma medida provisória que diminui a mistura mínima de álcool na gasolina, de 20% para 18%, como forma de frear a escalada nos preços do combustível nos postos. A porcentagem máxima foi mantida em 25%.

A MP 532, que será publicada nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União, também muda a classificação do etanol de "produto agrícola" para "combustível", o que abre espaço para que a Agência Nacional de Petróleo e Gás regule a comercialização, a estocagem, a exportação e a importação do produto.

A diminuição da mistura de álcool anidro na gasolina tem impacto direto no preço do combustível, já que o álcool tem enfrentando uma forte alta nos últimos meses.

Na prática, essa medida prevê que, no caso de os preços aumentarem acima do esperado, o governo lance mão da estratégia de reduzir a mistura e aumentar a oferta de etanol no mercado.

Este ano, a alta no preço do açúcar fez com que os produtores destinassem mais cana para a produção desta matéria-prima, reduzindo a produção de etanol.

…Falta de álcool

A escassez do produto provocou a maior alta que o etanol já registrou em sua história, fazendo com que consumidores migrassem deste combustível para o consumo da gasolina. Em consequência, a Petrobras teve de importar gasolina para atender a essa demanda extraordinária.

Com a capacidade de refino próxima do seu limite, a Petrobras pode sofrer perversamente as consequências indiretas da MP editada pelo governo federal.

Isso porque a Petrobras conta com a mistura de 25% do etanol anidro à gasolina para atender o mercado doméstico com gasolina nacional. Se essa mistura for reduzida, pode ter que aumentar o volume de importação de gasolina.

Os mecanismos para isso ainda estão sendo estudados pela ANP. A reguladora terá os próximos 120 dias para finalizar o marco regulatório do etanol.

O governo também aproveitou a mesma medida provisória que tratou da adição de álcool anidro na gasolina para ampliar a atuação dos Correios. O texto permite que a empresa passe a atuar também na área de logística, serviços financeiros e digitais.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete