21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Preço dos alimentos vai voltar a cair em dois ou três anos

2011-04-28 13:16:00

A produção mundial de alimentos tende a crescer e em dois a três anos os estoques voltarão a ficar equilibrados, fazendo com que os preços das commodities voltem a cair. A opinião é do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, que está no Fórum Econômico Mundial da América Latina, no Rio de Janeiro, onde participou nesta quinta-feira (28) da sessão “Semeando o futuro da produção sustentável de alimentos”.

“É uma questão de tempo, de dois a três anos, no máximo, para que a oferta alcance a demanda e os estoques voltem a se equilibrar e os preços voltem a ciclos históricos de queda como sempre aconteceu”, disse Rodrigues, que é coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

“Os preços altos são o melhor fertilizante para o produtor rural em qualquer lugar do mundo. Todos os países estão investindo em tecnologia e aumentando a área plantada”, acrescentou.

Ele ressaltou, porém, que o aumento da produção depende também de fatores como clima, políticas públicas de incentivo, desenvolvimento tecnológico e redução de subsídios agrícolas em países para desenvolvidos.

Segundo Rodrigues, como há também um crescimento da demanda por insumos, os custos de produção tendem a subir, o que impedirá um recuo mais rápido dos preços dos alimentos.

Para o ex-ministro, o crescimento da demanda por alimentos é o principal fator da alta dos preços. “A demanda explodiu, a oferta não está crescendo na mesma proporção, inclusive por fatores climáticos, e os estoques diminuíram. Consequência disso, os preços sobem, é natural”, disse.

De acordo com Rodrigues, embora a agricultura tenha uma peso grande na inflação global, países como o Brasil não tem responsabilidade direta pela alta dos preços, apenas importam a inflação. Ele destacou, porém, que parte da alta dos preços tem relação também com o mercado especulativo. “Como os fundamentos dos preços altos eram procedentes, muitos fundos vieram e ajudaram a subir os preços”, disse.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete