27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Alta da gasolina representa pressão a mais na inflação

2011-04-20 09:08:00

Depois dos alimentos, é a vez do preço do álcool e da gasolina pressionar a inflação e despertar a preocupação do Banco Central. Ao se reunir hoje para definir a nova taxa básica de juros da economia –Selic–, o Copom (Comitê de Política Monetária) poderá levar em conta a recente disparada nas bombas.

Nas últimas quatro semanas, de acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, o litro da gasolina ficou, em média, 4,66% mais caro. Embora o governo — por meio da Petrobras– mantenha os preços sob controle, um quarto do litro do combustível é álcool anidro. Desde o início do ano, esse etanol –que é diferente do vendido diretamente na bomba–dobrou de preço.

A escalada levou economistas a apostar que a inflação em 12 meses vá passar o teto da meta para este ano –de 6,5%– já em abril. Em março, a inflação medida pelo IPCA, índice oficial usado pelo governo para fixar metas, foi de 6,3% em 12 meses.

"O problema no etanol e agora na gasolina nos fez antecipar o estouro da meta", afirma o economista da corretora Máxima, Elson Telles. No relatório de inflação de março, o BC afirma que, em 12 meses, a inflação superaria o teto da meta por volta de julho e que isso não se estenderia por mais de três meses. A Folha adiantou que o governo já espera que o estouro ocorra em maio.

Na previsão de analistas, o BC deverá elevar os juros, atualmente em 11,75% ao ano, para combater a inflação. As projeções de alta variam de 0,25 a 0,50 ponto percentual, o que poderia levar a taxa a 12,25%. "O álcool sempre pressiona a gasolina nesta época, a novidade deste ano é a intensidade [maior]", afirma o economista-chefe da consultoria LCA, Bráulio Borges.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete