14.9 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Justiça Federal dispensa bacharéis de prova da OAB

2011-02-23 02:01:00

A justiça Federal no Mato Grosso autorizou que bacharéis de direito fossem dispensados da obrigatoriedade de fazer o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) que permite que eles possam exercer a profissão. Segundo a imprensa local diplomados procuraram a justiça insatisfeitos com o grau de dificuldade do exame.

A decisão foi tomada na última sexta-feira pelo juiz Julier Sebastião da Silva, da 1ª vara de Justiça e ainda cabe recurso. O presidente da OAB do Mato Grosso, Cláudio Stábile, já afirmou que a ordem vai recorrer e destacou que a sentença vai contra as últimas decisões judiciais.

Ele lembrou que  no início de janeiro o ministro Cezar Peluso, do Superior Tribunal Federal, suspendeu uma liminar que garantia a expedição da carteiras a dois bacharéis reprovados no Exame de Ordem em Fortaleza, no Ceará.

Stábile afirma que as provas realizadas no Estado tem transcorrido sem anormalidades. Além disso lembrou que a seccional tem promovido palestras e reuniões nas universidades da região , o objetivo é melhorar o ensino e aprovar mais alunos no exame.

– A obrigatoriedade do Exame de Ordem é um instrumento para garantir a qualidade daquele profissional que defenderá a sociedade nas lides judiciais. É tão reconhecido como forma eficaz de ingressar na advocacia que outros conselhos profissionais já discutem a possibilidade de criar seu próprio exame.

 Pesquisa

Neste mês de fevereiro, o Conselho Federal divulgou uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) durante a primeira fase do mais recente da prova. Cerca de 83% dos 1500 candidatos que responderam as perguntas aprovam o exame.

Já 26% consideraram ruim ou péssimo o atual formato do certame, que é unificado o que para 57% dos respondentes ajuda no alto nível de exigência. Aproximadamente 80% dos bacharéis que responderam o questionário já tinham se submetido a um ou mais exames. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete