21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ministro do Trabalho e Emprego confirma salário de 540 reais

2010-12-29 17:15:00

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi (PDT), confirmou pela primeira vez que o salário mínimo em 2011, primeiro ano do governo de Dilma Rousseff, será de 540 reais. Lupi integra a equipe de Luiz Inácio Lula da Silva desde 2007 e segue à frente da pasta. “É uma decisão de governo, que já foi tomada.”

Em entrevista exclusiva ao site de VEJA, concedida em Brasília, o ministro defendeu o valor, estabelecido pelo presidente Lula e aprovado pelo Congresso. Na segunda-feira, Lula descartou qualquer reajuste maior que o decidido e disse considerar o valor “justo e coerente”. As centrais sindicais, lideradas pelo colega de partido de Lupi, Paulo Pereira da Silva, pressionam por uma elevação do mínimo para 580 reais.

Na avaliação do ministro, o governo fez o aumento “possível”, ou seja, cumpriu o que determina a lei: repor as perdas da inflação e repassar parte do crescimento econômico do país de dois anos antes. Como em 2009 o Brasil não cresceu (a economia recuou 0,1%), o governo sentiu-se à vontade para apenas corrigir pela inflação do período.

“Houve recuperação da perda. Não houve ganho real. O governo deu o que foi possível dentro das previsões orçamentárias. Não era possível ter um aumento maior. Essa é a realidade. A realidade às vezes não é o que a gente quer, mas o que é possível. O possível foi isso. Acho que todo mundo vai entender.”

Apesar da ligação com o movimento sindical, o ministro esforçou-se para justificar sua posição favorável a um aumento moderado do salário dos trabalhadores. “Quando há uma decisão de governo ou você participa dela e concorda ou pede para sair.”
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete