16.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

No Rio, policial que matar menos receberá gratificação

2010-12-28 15:10:00

Nos anos 90, as premiações por bravura para policiais do estado do Rio ficaram conhecidas como ‘gratificação faroeste’, por entregar a policiais envolvidos em ações perigosas – geralmente com bandidos mortos. No apagar das luzes de 2010, o estado dá um passo, desejável, na direção oposta: a partir de 2011, além de todas as metas de redução da criminalidade já estabelecidas, policiais civis e militares terão que atingir, também, índices específicos de diminuição dos autos de resistência, como são classificadas praticamente todas as ações em que um agente da lei causa mortes, alegando que o criminoso reagiu.

A mudança faz parte de um pacote de medidas anunciadas pela Secretaria de Segurança do Rio. Os autos de resistência serão acompanhados em conjunto com os homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Todos esses casos vão integrar a classificação de “letalidade violenta”. A meta é reduzir em 6,67% esse tipo de ocorrência no primeiro semestre de 2011.

Em todo o estado do Rio, de janeiro a junho deste ano foram registradas 505 mortes que se enquadram nesse tipo de violência. Os policiais das regiões que conseguirem atingir a redução proposta recebem uma gratificação de 1.000 reais ao fim do semestre. O estado dará, ainda, uma gratificação adicional para policiais de áreas que obtiverem desempenhos melhores, comparados com outras regiões. Os agentes que ficarem em primeiro na comparação receberão 3 mil reais; em segundo, 2 mil e, em terceiro, 1.500 reais.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete