32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Problemas climáticos elevaram preço do açúcar em 2009

2010-01-06 21:37:00

O excesso de chuva no período de colheita da cana-de-açúcar, em 2009, levou ao atraso de quase 25% do volume colhido e, consequentemente, à situação atual no preço do açúcar.

A afirmação é do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, ao comentar o recorde no valor do produto, na comparação com os últimos 20 anos. “O governo está monitorando esta situação e vem se reunindo permanentemente para tratar deste assunto”, informou Stephanes.  

Segundo o ministro, a situação deve ser regularizada entre 90 e 120 dias. “Mesmo na entressafra, há 60 usinas moendo e haverá outras 160 que anteciparão para março a moagem que, normalmente, acontece em abril”, ressaltou. 

Ele disse, ainda, que o cenário para o produto, em 2010, será bom, principalmente com a pressão do mercado externo, devido à não recuperação da safra da Índia, ex-maior produtor mundial de açúcar. “Vamos ter uma safra muito boa, pois ainda temos em pé 60 milhões de toneladas de cana-de-açúcar que sobraram do ano anterior”, finalizou o ministro.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete