13.3 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Bombeiros alertam para os perigos dos fogos de artifícios

2009-12-31 04:37:00

É costume no Brasil e em várias partes do mundo saudar o ano que está começando com muitos fogos de artifícios. No mercado, existe uma enorme quantidade de modelos, alguns com desenhos e muitas cores. A festa de Réveillon mais famosa do Brasil, em Copacabana, no Rio de Janeiro, que deve reunir cerca de 2 milhões de pessoas, promete um show pirotécnico de 15 minutos para a chegada de 2010. Mas a grande preocupação é com as pessoas que não sabem utilizar os fogos e correm o risco de sofrer queimaduras ou provocar acidentes e principalmente com crianças.

Existem 4 classes de fogos de artifícios. “A” e “B” são fogos com 0,25g de pólvora, conhecidos como "estalinhos" e bombinhas de palito. Esses, as crianças podem manusear, desde que devidamente acompanhadas por um adulto. Já os “C” e “D” são os fogos de 3 a 18 tiros e só podem ser utilizados por maiores de 18 anos. A quantidade de pólvora por unidade depende do fabricante. Para o subcomandante do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Corumbá, tenente BM Rodrigo Lima, é preciso ter cautela na hora de utilizar os fogos. “Tudo apresenta um risco, de acordo com o cuidado que a pessoa tem, há sempre uma porcentagem. Pedimos para que os pais acompanhem os filhos na hora de brincar com fogos”, explicou. O alerta fica para um costume comum entre as crianças de colocar o explosivo dentro de latas. “O que pode acontecer é virar uma granada, o recipiente pode estourar e virar estilhaço. Há a possibilidade de voar objetos nos olhos ou em alguma parte do corpo”, completou.

Nas embalagens dos fogos, há as instruções de uso. É recomendável seguir os procedimentos para evitar queimaduras ou acidentes. “Para aumentar a segurança, quem estiver manuseando, deve conectar um em cima do outro e apontar para onde não tiver rede elétrica, árvores e prédios. Na hora de estourar, deve-se esticar o braço o mais alto possível, apoiar a outra mão no ouvido e abrir a boca, assim diminui a pressão interna”, salientou o subcomandante. Existem regras para a comercialização do produto. Quando o estabelecimento tem mais de 1 tonelada de explosivos, o proprietário deve apresentar um projeto para o Corpo de Bombeiros informando a quantidade e se existe um para-raio no local, a não proximidade de postos de gasolina ou algo que possa favorecer a explosão dos fogos. Para menor quantidade, a recomendação é de que eles fiquem em locais arejados e em prateleiras. A venda só é permitida, independente das 4 classes, para maiores de 18 anos.

Queimaduras

Quando acontecer alguma queimadura por menor que seja, os bombeiros pedem para que não se utilize nenhum medicamento sem antes ter recomendação médica. “Tem gente que passa ervas, pomadas ou até pasta de dente no ferimento, o que pode piorar a situação. O mais recomendável é limpar o local com água corrente e em seguida ligar para o serviço de emergência dos Bombeiros (193) ou procurar uma unidade de saúde mais próxima”, alertou o tenente Rodrigo Lima. Este ano, o 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Corumbá não recebeu nenhum chamado envolvendo vítimas de queimaduras causadas por fogos. “Muitos têm medo de ligar para a gente com medo de serem notificados ou multados. A nossa intenção é trabalhar na prevenção, mas se algo acontecer nós iremos atender”, completou o subcomandante.

Segundo a Associação Brasileira de Cirurgia da Mão (ABCM), o uso de fogos de artifício pode provocar queimaduras. Em 70% dos casos ocorrem lesões com lacerações/cortes, 20% dos casos acabam em amputações dos membros superiores e em 10% dos casos, lesões de córnea, perda da visão ou perda da audição. As pessoas mais atingidas são homens com idade entre 15 e 50 anos e crianças de 4 a 14 anos.

Vizinhos bolivianos

A venda de fogos de artifício na Bolívia não segue as mesmas regras brasileiras. “Eles não têm regularização em órgãos competentes e não é conhecida a verdadeira procedência e se são realmente seguros. Outro problema é que as instruções, geralmente, vêm em outros idiomas”, frisou ao Diário o tenente Rodrigo Lima. O atrativo para que brasileiros comprem estes produtos são os preços mais baratos. “Semana passada recebemos uma denúncia de venda de fogos em feiras de Corumbá, o problema é que quando fomos averiguar já tinham escondido. Em 2007, apreendemos quase meia tonelada destes explosivos. Quando fomos fazer os testes vimos que os estouros eram parecidos com bombas, uma criança poderia se machucar com eles”, finalizou.

Alguns cuidados para curtir o Réveillon com segurança:
– Não segure os fogos de artifício com as mãos;
– Prenda o rojão em uma armação, em uma cerca ou em um muro, e não fique próximo na hora de acender;
– Não tente acender fogos que falharem;
– Dispare os fogos somente ao ar livre, um de cada vez, e veja se não há substâncias inflamáveis ou redes elétricas nas proximidades;
– Tenha sempre um recipiente de água por perto para colocar os foguetes já usados, ou aqueles que falharam, para não haver riscos de novas explosões;
– Confira sempre o certificado de garantia do foguete;
– Nunca associe bebida alcoólica ao uso de fogos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Enquete