26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Olimpíada de Matemática começa a ter efeito na educação

2009-12-27 12:16:00

Levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) mostrou que a Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas (Obmep) — que já está em sua quinta edição — começa a influenciar positivamente o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no país. Segundo o instituto, que divulgou o resultado da Olimpíada na semana passada, o impacto foi registrado nas primeiras séries do ensino fundamental, e o índice subiu de 3,8 em 2005 para 4,2 em 2007. O crescimento, aparentemente, não surpreendeu os professores de matemática, que acreditam que o nível dos competidores está muito acima do que é dado dentro das salas de aula. E afirmam que o bom resultado também pode ser visto com os estudantes do ensino médio.

Para o professor Túlio Guimarães Marques, que criou, no curso Pódion, uma turma focada apenas nas Olimpíadas, só participa da competição quem realmente gosta de matemática e se dispõe a aprender um conteúdo mais completo. “Os competidores têm sucesso não só em matemática, mas também em todas as outras matérias de exatas. E, por aprender mais, eles conseguem resolver qualquer problema. Por isso, o resultado do levantamento do Inep”, afirma.

Marques destacou ainda que esses alunos ficam tão bem preparados que muitas vezes são chamados para participar de competições em outros países. “Os vencedores vão para um instituto no Rio de Janeiro fazer um curso de extensão e, muitas vezes, já saem de lá com bolsas para outros países.”

Alunos de Brasília, que competiram com 19,2 milhões de estudantes e se destacaram nas Olimpíadas, também encaram o resultado com naturalidade. Lucas Daniel Gonzaga, por exemplo, não gostava de matemática, mas quando, por influência de um professor, começou a competir, passou a ter gosto pela matéria. Os bons resultados foram uma consequência do estudo.

“O nível para as Olimpíadas é muito grande, mas, graças a elas, já consegui passar nos vestibulares do ITA e do IME”, conta o garoto de 17 anos, que ficou no 6º lugar geral da edição deste ano.

Felipe Mendes encarou a Olimpíada pela primeira vez e já começou bem. O estudante ficou em 3º lugar entre os alunos de Brasília e, no geral, acabou em 35º. E considerou a prova com um nível bom, o que, para ele, aumenta mais ainda a vontade pelo desafio.

O 5º lugar entre os concorrentes do ensino fundamental ficou com Henrique Fiúza. Para o aluno, participar da competição ajuda a desenvolver ainda mais o raciocínio. “Eu acho muito fácil o que é dado na escola e, por isso, eu gosto de participar. Cada ano, a competição fica mais difícil e exige uma preparação maior de nós, estudantes. E, se hoje, já me ajuda no dia a dia, acredito que no futuro vai ser melhor. Quero ser engenheiro”, conta Henrique.

Em Brasília
Apesar do bom resultado e da pesquisa do Inep, o professor Ismael Xavier acredita que os estudantes de Brasília teriam um melhor resultado caso a capital também realizasse uma competição regional, assim como acontece em outros estados. “São Paulo, por exemplo, realiza uma competição regional antes de os estudantes irem para a nacional. Eu já entrei com pedidos na Secretaria de Educação para implantar uma aqui em Brasília, mas não fomos atendidos. Se tivesse, com certeza nossos alunos já entrariam no espírito de competição e chegariam mais preparados para competir com os outros estados”, explica Ismael.

O gerente de ensino fundamental da Secretaria de Educação, Luciano Barbosa, disse que nunca soube da solicitação. E que se a demanda for de toda a rede pública de ensino, a secretaria irá colocar em prática. “Tudo que vem para acrescentar é muito importante. Principalmente na área de educação”, afirma.

Ele disse ainda que a secretaria vem realizando um trabalho nas escolas para incentivar os alunos a participarem das Olimpíadas. “O Distrito Federal alcançou um resultado muito bom nesta edição. Conseguimos várias medalhas de ouro. Os alunos não são obrigados a participar, e mesmo assim, temos um número significativo, somos bem representados na competição”, completa.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete