19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Plano levará Internet a preços razoáveis para todos os lares

2009-12-16 20:13:00

Quem aguardava um anúncio oficial do Plano Nacional de Banda Larga pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a abertura da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) saiu frustrado do evento. Lula optou por não detalhar o plano em seu discurso de abertura.

Ele apenas confirmou a existência do projeto ao falar dos avanços da Internet no Brasil como um multiplicador de acesso aos meios de comunicação.

"É bom lembrar que essa dinâmica será reforçada em breve com o lançamento do Plano Nacional de Banda Larga, que terá como objetivo levar a Internet em alta velocidade e a preços razoáveis a todos os lares do Brasil", afirmou Lula.

A declaração reforça a intenção do governo de fazer um plano que possa incluir o acesso direto ao consumidor, embora Lula não tenha dado detalhes sobre quem ficará com a parte de assegurar os citados "preços razoáveis" do serviço de banda larga dentro da política pública.

O presidente citou o crescimento considerável da parcela da população que usa a Internet no Brasil, com base na última pesquisa divulgada pelo IBGE. Pelos dados do instituto, entre 2005 e 2008 houve um aumento de 75% no número de brasileiros que tem acesso à Internet, fazendo com que o país tenha hoje 56 milhões de usuários.

"Isso é muito bom, mas não podemos nos dar por satisfeitos. No mundo atual, a Internet não é um luxo, mas um serviço de primeira necessidade, essencial para a educação, o trabalho, a informação, o lazer, a comunicação e o exercício da cidadania", complementou Lula.

Prioridade nacional
O presidente disse ainda que a inclusão digital deve ser "encarada como uma prioridade nacional", assim como a inclusão social dos brasileiros, assegurando que um maior número de pessoas possa ter acesso a informação e entretenimento. A

pesar da recente vitória do governo na Justiça, Lula não citou a Eletronet em momento algum de seu discurso. Na última sexta-feira, 11, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região assegurou a imissão de posse da rede em favor da Eletrobrás.

A Eletronet é considerada uma parte importante para o Plano Nacional de Banda Larga, já que inclui 16 mil km em fibras, em sua maior parte apagadas, que podem servir como uma rede alternativa de oferta de Internet nos grandes centros.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete