24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Servidores da Polícia Federal são presos

2009-12-09 15:19:00

Outras cinco pessoas – advogados e despachantes – também foram presas; quadrilha atuava para facilitar a regularização de estrangeiros no país

Numa operação realizada com a Polícia Federal, o Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP) pediu e a Justiça Federal decretou a prisão de 13 pessoas investigadas pela montagem de uma quadrilha que facilitava a regularização de estrangeiros no país.

O grupo era formado por cinco policiais e dois servidores da Delegacia de Polícia de Imigração da Superintendência da Polícia Federal de São Paulo, que recebiam vantagem indevida de seis advogados e despachantes que captavam estrangeiros interessados em agilizar sua documentação, burlando procedimentos legais e regulamentares.

Das ordens (11 prisões preventivas e duas temporárias), 12 foram cumpridas ontem, 8 de dezembro, pela Polícia Federal, que executou também 19 mandados de busca e apreensão em endereços comerciais e residenciais. A 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo determinou ainda, a pedido do MPF, o bloqueio das contas bancárias dos envolvidos e o encaminhamento à Corregedoria da PF para a realização de uma investigação interna.

Os servidores da PF são investigados pelos crimes de corrupção passiva, com o agravante de terem recebido valores ilícitos para praticar atos de ofício; uso de documento ideologicamente falso e quadrilha ou bando. Já os advogados e despachantes, além dos dois últimos crimes, responderão por corrupção ativa.

As investigações da Operação Piàn Jú começaram em junho deste ano, como desdobramento da Operação Da Shan, deflagrada pela Polícia Federal em maio, cujo objetivo foi desarticular uma organização criminosa especializada em introduzir no país e transportar para São Paulo pessoas de origem estrangeira, além de obter documentos falsos para a regularização de suas situações junto à Polícia Federal.

A abertura da nova investigação foi necessária para apurar a participação de servidores públicos integrantes dos quadros da PF em São Paulo com a organização criminosa investigada naquele processo.

Foram autorizadas judicialmente interceptações telefônicas e e de e-mails de alguns investigados, a interceptação ambiental das salas ocupadas por alguns dos envolvidos na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo, vigilância e afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos alvos, para apurar as condutas e o envolvimento de tais servidores públicos no esquema criminoso.

Apesar das dificuldades enfrentadas pela PF no início dos trabalhos, em virtude dos diálogos mantidos de forma cifrada pela quadrilha, as investigações conseguiram provas suficientes para identificar o esquema criminoso composto de servidores da Polícia Federal, responsáveis por processos de anistia, permanência e naturalização de estrangeiros, bem como emissão de passaportes, além de advogados e despachantes, que captavam estrangeiros como clientes e colaboravam com os policiais para burlar os procedimentos legais e regulamentares e acelerar  processos de seus clientes.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete