20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Google oferece alternativa para limitar acesso gratuito a notícias

2009-12-03 11:03:00

O Google está oferecendo aos grupos de notícia uma maneira de atrair clientes pagantes sem que precisem remover seu conteúdo dos resultados de busca do Google News, depois que algumas empresas de mídia o acusaram de lucrar com suas notícias on-line.

O gigante das buscas na internet anunciou que adaptará o programa First Click Free, de maneira a levar os usuários a se inscreverem ou assinarem o site de um provedor de notícias depois de lerem cinco artigos daquele grupo de notícias gratuitamente em um mesmo dia.

Anteriormente, o primeiro clique de um usuário era gratuito para um número ilimitado de artigos, desde que o usuário não clicasse em links adicionais de qualquer artigo.

O Google anunciou que a alteração permitirá que os grupos de notícia concentrem suas atenções em potenciais assinantes, que têm acesso regular a bom volume de seu conteúdo.

"Já que os jornais estão considerando cobrar pelo acesso ao seu conteúdo on-line, alguns grupos de notícia perguntaram se deveriam estabelecer sistemas de cobrança ou manter seus artigos no Google News e no sistema de buscas do Google", afirmou Josh Cohen, gerente sênior de produtos empresariais do Google. "Na verdade, podem fazer as duas coisas, elas não são mutuamente excludentes", escreveu Cohen no blog oficial do Google News.

Exclusão

A News Corp estaria supostamente estudando a possibilidade de remover suas notícias dos resultados de busca do Google e conversando em lugar disso com a rival Microsoft, para listá-los no serviço de buscas Bing.

A News Corp já limita aos assinantes o acesso on-line ao site do “Wall Street Journal” e pretende fazer o mesmo com os sites do “Times” e do “Sunday Times”, no Reino Unido.

Muitos outros grupos de notícias estão estudando a possibilidade de criar sistemas de acesso pago ao conteúdo, já que a queda de faturamento causada pela recessão e as mudanças estruturais na publicidade tornam impossível bancar o custo das operações noticiosas com base apenas na receita publicitária.

O relacionamento entre o Google e grupos de notícia que adotam acesso pago se complica porque os robôs do serviço de busca precisam de acesso ao conteúdo pago para indexá-lo e permitir que seja localizado em buscas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete