32.8 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Veículos a álcool estão entre os mais poluidores, aponta pesquisa

2009-11-25 07:08:00

Os veículos movidos a álcool estão entre os mais poluidores, segundo ranking do Ministério do Meio Ambiente divulgado em setembro deste ano.

Apesar de o governo considerar que eles têm um combustível mais limpo, e por isso prorrogar o desconto do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) até março, os carros a álcool ocupam oito das 15 piores posições –alguns com motor flex.

Foram feitas 250 avaliações de veículos leves produzidos em 2008 –os automóveis flex, que representam 85% da frota comercializada no país em 2008, tiveram duas avaliações diferentes, uma para gasolina e outra para álcool.

Foram dadas notas de um (piores) a dez (melhores) para a emissão de três gases poluidores –monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio– que não têm efeito sobre o aquecimento do planeta, mas afetam a saúde.

Essas notas, chamadas de verdes, não levam em conta a emissão de gás carbônico –CO2, o principal gás causador do efeito estufa.

Nesse ranking das notas verdes, o melhor desempenho foi do Focus 2.0, da Ford, movido a gasolina, com nota 9,4. O pior desempenho foi do Corsa 1.4, da Chevrolet, quando movido a gasolina. Apenas oito carros obtiveram notas superiores a nove, liderando a lista dos menos poluentes.

As notas foram baseadas em informações colhidas durante o licenciamento dos veículos. Todos os modelos avaliados observam, portanto, os limites máximos de emissão adotados no país em 2008. Em janeiro, esses limites tornaram-se mais rigorosos. Novos limites entrarão em vigor em 2014.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete