31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ministro defende que universalização da banda larga

2009-11-16 18:09:00

O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, defendeu hoje (16) que os serviços de banda larga deveriam ser universalizados e prestados de forma similar à do Sistema Único e Saúde (SUS). “Estamos muito atrasados nessa discussão sobre oferta de banda larga à população.

Enquanto estamos discutindo banda larga, em países desenvolvidos como os Estados Unidos a discussão já é sobre o fornecimento de banda ultralarga, com potencial para transmitir dados numa velocidade de 100 megabits (Mbits)”, disse o ministro durante a abertura do seminário internacional Alternativas para o Desenvolvimento da Infraestrutura e do Acesso em Banda Larga.

Para ele, em condições ideais a banda larga deveria ser um serviço prestado de forma universal e similar à adotada pelo SUS, uma vez que a exemplo da saúde, o acesso à informação também é uma das prioridades nacionais. “O Estado tem, sim, o dever de ofertar banda larga à população. Não se trata apenas de tecnologia, mas de acesso à informação.”

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg, concorda com o secretário. Segundo ele, o SUS é um sistema universal, e o que se pretende é fazer o mesmo com a banda larga no país.

“Quem critica o SUS é quem não usa o SUS”, acrescentou. Pinheiro Gumarães criticou também os baixos investimentos em pesquisas científicas e tecnológicas no país, o que fica evidente ao se contabilizar o baixo número de patentes brasileiras registradas internacionalmente.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete