24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Desmatamento na Amazônia diminui 32% em setembro

2009-11-04 20:09:00

A Amazônia brasileira perdeu durante setembro 400 quilômetros quadrados de floresta, o que representa uma redução de 31,8% em relação ao desmatamento registrado no mesmo mês do ano passado, informou hoje o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O Inpe explicou que o desaparecimento de selvas, fruto fundamentalmente da ação do ser humano, também foi menor em setembro que em agosto passado, quando uma área de 498 quilômetros quadrados foi desflorestada.

O desmatamento na Floresta Amazônica cai desde julho passado, quando foram perdidos 836 quilômetros quadrados, indicou o Inpe, que colheu essas informações através de satélites e em condições de clima que permitiram uma visibilidade de 80% da região.

O Mato Grosso, um dos estados em que mais se expandiu a atividade agropecuária nos últimos anos, teve as maiores taxas de desmatamento em setembro e perdeu 134 quilômetros quadrados de selva no período.

Segundo cálculos oficiais, ao longo do ano a perda de mata na Amazônia brasileira chega já a cerca de 2.800 quilômetros quadrados e será em 2009 a menor das últimas duas décadas.

O Governo dará especial atenção à perda de florestas amazônicas entre os objetivos que pretende apresentar na cúpula sobre mudança climática de dezembro próximo em Copenhague.

Embora essas metas ainda não tenham sido totalmente definidas, fontes oficiais anteciparam que uma delas será reduzir as taxas de desmatamento na Amazônia em 80% até 2020.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete