23.4 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Contra aquecimento, governo propõe agricultura sustentável

2009-11-03 14:45:00

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, confirmou nesta terça-feira que, como alternativa ao crescente aquecimento global, o Brasil vai propor uma ampliação de práticas agrícolas sustentáveis e um acordo com siderúrgicas para que o carvão vegetal utilizado por elas sejam resultado de reflorestamento, e não da derrubada de vegetação nativa.


Essas duas propostas, aliadas ao compromisso de redução em 80% do desmatamento da Amazônia até o ano de 2020 (em relação à média entre os anos 1996 e 2005), serão a base do argumento que o Brasil apresentará aos países desenvolvidos e em desenvolvimento na Conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre Mudanças Climáticas, em dezembro, em Copenhague (Dinamarca).


O rol de propostas do Brasil para minimizar a emissão de toneladas de gás carbônico, um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, inclui ainda a adoção de ações nacionais de mitigação (Nama) para preservar biomas como a Amazônia, o Cerrado e a Caatinga e estímulo a políticas de produção de etanol e de combate a resíduos.


"O Brasil vai fazer por si mesmo. Serão uma oferta e um objetivo para o Brasil colocar para si. (Com essas propostas) temos absoluta legitimidade para falar que o mundo precisa fazer (políticas de combate ao aquecimento global)", disse Dilma. "O Brasil não vai se esconder atrás de ninguém e também ninguém vai poder se esconder atrás do Brasil", completou o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim.


"Há uma crise planetária de tal ordem (…) que exige que todos os países façam o máximo possível. O Brasil vai dar o exemplo, não só de propostas, números e objetivos, mas de resultados concretos", ressaltou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.


Para colocar as propostas ambientais em prática, o Brasil se propõe a negociar uma forte ampliação dos recursos do atual fundo internacional de mudanças climáticas, hoje na casa dos US$ 100 bilhões anuais. "Os US$ 400 bilhões (para todo o mundo) propostos pelo Banco Mundial são um bom parâmetro para a gente discutir", disse Celso Amorim.


Pelos cálculos do governo, todas as políticas de contenção das emissões de gás carbônico, sem as quais o País terá crescimento de cerca de 30% no lançamento de gases na atmosfera, levam em conta cenários de crescimento econômico de 4%, 5% e 6% ao ano. Pré-candidata à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma explicou que mesmo em situações de forte crescimento é possível estabelecer as metas ambientais.


"As metas com 4%, 5% e 6% são compatíveis. Não estamos aqui para fazer proposta que não tenha credibilidade. Todos os três cenários são consistentes e não estamos vendendo facilidade. Pelas características do Brasil não é um esforço impossível", comentou.


Para que no século XXI o planeta não tenha um aumento de 2°C, considerado pelos países desenvolvidos um cenário altamente alarmante, as próprias nações estimam que a média anual de emissões de gás carbônico teria de ser de 18 bilhões de toneladas-equivalentes de CO2. Atualmente, as emissões anuais estão na casa das 45 bilhões de t.


Uma nova reunião sobre a proposta ambiental brasileira está agendada para o dia 14. Em todo caso, o governo não pretende, ao anunciar oficialmente a posição do Brasil, definir de imediato eventuais estímulos financeiros às siderúrgicas que utilizarem "aço verde" ou aos setores de energia e agricultura que atenderem à proposta de serem ambientalmente sustentáveis.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Enquete