15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

MJ capacita peritos criminais para utilização de robôs em DNA

2009-11-01 22:08:00

O Ministério da Justiça (MJ) através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) realiza na cidade do Rio de Janeiro (RJ), de 9 a 13 de novembro, o Curso Teórico-Prático de Tecnologias Avançadas de Automação em DNA Forense, para peritos criminais de dez estados da federação mais o Distrito Federal. De Mato Grosso do Sul participa a perita criminal Thelma da Silva Conceição, do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (Ialf).

A quarta edição do curso visa empregar novas tecnologias e metodologias avançadas em automação dos processos de casos criminais, e deverá focar na rotina laboratorial de DNA Forense. O objetivo principal é capacitar e apresentar aos peritos os equipamentos que poderão ser utilizados nesta modalidade de perícia forense, com o intuito de avaliar o desempenho do produto.

A diretora do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (Ialf), perita Criminal Josermirtes Prado da Silva, que participou em setembro, em Brasília (DF), da terceira edição do curso no Workshop de Sistemas Automatizados para Análise de DNA Forense, juntamente com peritos criminais de outros estados da federação (foto), explica que com a capacitação será possível “trabalhar com o auxílio de robôs no que diz respeito à extração de material de DNA, com isso haverá menos contaminação, devendo então, se conquistar uma margem de erro pequena”. 

Robotização

Uma empresa que atua na venda de produtos no ramos de robôs disponibilizou por 15 dias, para teste, na Coordenadoria Geral de Perícias (CGP), um robô (foto), este por sua vez não possui a ferramenta de normalização das amostras de DNA, portanto é de modelo diferente do utilizado durante a terceira edição do Workshop de automação.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete