21.3 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Taxa de desemprego cai para 14,4% em setembro

2009-10-28 23:30:00

A taxa média de desemprego nas seis maiores regiões metropolitanas do Brasil recuou de 14,6% em agosto para 14,4% em setembro


Conforme Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) feita pelo Dieese em parceria com a Fundação Seade. Em setembro de 2008, a taxa era de 14,1%. A variação na comparação mensal representa abertura de 16 mil vagas e entrada de 43 mil pessoas na População Economicamente Ativa (PEA), reduzindo o universo de desempregados para 2,889 milhões de pessoas.

O movimento variou regionalmente, com aumento em Belo Horizonte e São Paulo, queda em Recife, Distrito Federal e Salvador e estabilidade em Porto Alegre.

Setembro marcou o segundo mês consecutivo de recuo na taxa de desemprego, ainda que em ritmo gradual. Em agosto, a taxa havia diminuído de 15% para 14,6%. Pouca alteração houve, no entanto, na taxa de ocupação, que subiu apenas 0,1% em relação a agosto. Um movimento considerado "atípico" pelo Dieese, já que a temporada é de aumento da ocupação.

Na análise setorial, o levantamento mostra que a taxa de ocupação cresceu 0,4% em Serviços, com ampliação de 39 mil postos. Em Construção Civil houve um salto de 3,2% na média das capitais, com 34 mil novos postos de emprego. A Indústria, no entanto, apontou baixa de 0,5%, com 13 mil postos a menos. No Comércio, houve fechamento de 30 mil vagas, com queda de 1,1% ante o mês de agosto. No grupo "Outros" a variação também foi negativa em 1%, com 14 mil postos fechados no período.

O rendimento médio real dos ocupados no conjunto das seis regiões aumentou 1,2%, para R$ 1.233. No caso dos assalariados, os vencimentos ficaram 0,9% maiores, atingindo média de R$ 1.310. Em ambos os casos a análise de renda se refere ao período entre julho e agosto.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete