26.8 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Cadastro positivo pode atrair até 26 mi de pessoas para crédito

2009-10-20 09:03:00

A implementação de um sistema de cadastro positivo poderia atrair até 26 milhões de brasileiros para o mercado de crédito, segundo levantamento divulgado ontem (19) pela Serasa Experian. A expansão da tomada de empréstimos poderia, de acordo com o instituto, injetar R$ 1 trilhão na demanda de crédito.

Ao contrário dos serviços de proteção ao crédito convencionais, que registra os casos de inadimplência, o cadastro positivo é uma escala que mede a confiabilidade do consumidor pelo o histórico de bons pagamentos anteriores. Desse modo, quanto melhor a graduação da pessoa ou empresa no cadastro positivo, menores as taxas de juros que serão cobradas para elas.

“ O que acontece na informação negativa é que ou você está negativado ou não está. A idéia é fazer com que a grande maioria das pessoas, que não está negativada, possa tirar proveito do seu histórico positivo”, explicou o presidente da unidade de negócios pessoa física da Serasa, Ricardo Loureiro.

Pelo estudo do Serasa, os maiores beneficiados pela adoção do novo cadastro seriam as pessoas que ganham até R$ 1.000 por mês. A pesquisa aponta que cerca de 20 milhões de pessoas dentro dessa faixa de renda poderiam ingressar no mercado de crédito.

Segundo o presidente do Serasa, Francisco Valim, o principal empecilho para a implementação do sistema é a falta de regulamentação. “Como existe a necessidade de compartilhar dados de diversas organizações todos querem ter um arcabouço legal claro para que não haja modificações no futuro”, disse.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete