32.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Horário de verão começa neste domingo

2007-10-10 13:56:00

 O horário de verão deste ano começa à zero hora de domingo (14). Os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, incluindo o Distrito Federal. O termino está previsto para o dia 24 de fevereiro de 2008. A medida é implantada na segunda quinzena de outubro desde 1985. No ano passado, no entanto, o ajuste foi adiado por três semanas por causa do segundo turno das eleições.

O principal objetivo não é economia de energia – como no período do racionamento -, e sim aliviar a carga no sistema elétrico durante o período de maior consumo do dia, entre 18 e 21 horas. Durante o horário de verão, o período crítico ocorre com o dia ainda claro. A associação de fatores como a mudança no comportamento dos consumidores e o término do expediente de trabalho mais cedo, ainda com luz natural, e o retardo do início da utilização pública de luz reduz a sobrecarga do sistema.

A estimativa do Operador Nacional do Sistema (ONS) é que a folga operacional no horário de pico seja de aproximadamente 5%, ou 2.100 megawatts de potência, nas áreas de abrangência. O valor equivale à capacidade de produção de três turbinas de Itaipu. No sistema operado pela Copel, é esperada redução de carga em torno de 6%, correspondente à demanda máxima da cidade de Londrina, no Norte do estado.

Segundo a empresa, o horário de verão permite que usinas, linhas de transmissão e subestações trabalhem com folga, elevando a segurança do sistema. A diminuição da demanda também permite realização de paradas para manutenção preventiva sem riscos ao consumidor.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, em 2006 a redução foi de 1480 megawatts ou 4% do total nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. No Sul, a queda foi de 440 megawatts durante o horário de pico. O valor equivale a 4,4% do consumo. O horário de verão também proporciona uma pequena economia – da ordem de 0,5% – no consumo de eletricidade. A redução decorre do menor tempo de uso de lâmpadas.

Área de abrangência

Além do Distrito Federal, o horário de verão abrange os mesmos estados dos últimos dois anos: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nesses estados é possível um aproveitamento maior da luz solar nessa época do ano.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete