12.2 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Assembléia aprova moção contra invasão de terra

2009-10-14 10:49:00

A Assembléia Legislativa aprovou na sessão desta terça-feira moção de repúdio contra a recente invasão e depredação da fazenda Santo Henrique, da multinacional Cutrale, no interior paulista, cuja ação está sendo creditada a integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). De autoria do deputado Antonio Carlos Arroyo (PR), a moção foi aprovada pelo plenário da Casa sem o apoio dos petistas Pedro Kemp, Amarildo Cruz e Paulo Duarte, além do Coronel Ivan (PRTB).

Os deputados favoráveis a moção, em sua maioria da base aliada do governo, se revezaram na tribuna para protestar contra o que consideram uma agressão ao direito de propriedade. Para o democrata Zé Teixeira, o direito de propriedade tem de ser respeitado sob pena de a Constituição Federal ser ferida. “Na Constituição é proibido invadir o que é do outro”, protestou, ao contrariar posição do petista Amarildo Cruz, que saiu em defesa dos sem-terra, alegando que a área invadida teria sido grilada pela Cutrale.

“Isso não justifica, quem invadiu primeiro (…), um erro não se corrige com o erro do outro, porque se as terras foram invadidas pela Cutrale, é porque a União é conivente”, reagiu Zé Teixeira, ao lembrar outros episódios ocorridos inclusive em Mato Grosso do Sul, envolvendo tanto sem-terra como indígenas. Representante da classe ruralista na Assembléia, Zé Teixeira se referiu ao conflito de áreas no Estado, motivado por ações semelhantes.

“Isso acontece em 28% das terras em Mato Grosso do Sul invadidas por índios”, recordou o parlamentar, ao defender medidas emergenciais para impedir que esses tipos de agressões tenham continuidade não apenas no Estado, mas em outras regiões do País. “Vou apoiar a moção para mostrar a indignação da Assembléia”, colocou o deputado, lembrando ainda que, além da invasão os agressões promoveram depredação na fazenda, destruindo parte do plantio de laranjas.

Ainda em seu discurso, Zé Teixeira lembrou que o presidente Lula classificou de "vandalismo" a ação dos militantes do MST na Fazenda Santo Henrique, da Cutrale. Após a invasão ocorrida no dia 28 de setembro, os sem-terra arrancaram cerca de 7 mil pés de laranja, destruíram ou danificaram 28 tratores, além de depredarem instalações.

Eles também são acusados de furtar equipamentos, defensivos e pertences de famílias de colonos, expulsas da propriedade. O discurso de Zé Teixeira foi elogiado pelo deputado Júnior Mochi (PMDB). “Gostaria de parabenizar vossa excelência, acho que no regime democrático o importante é o respeito às leis, aquilo (invasão) é quebra de lei e desordem, não podemos coadjuvar com isso”, disse.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Enquete